Se você acredita que pelas práticas de pilates e ioga se pode alcançar um corpo forte e uma mente concentrada, a fisioterapeuta Marielly Magliano é um exemplo vivo de que você está no caminho certo. Aos 30 anos, a dona do Espaço Holístico Aldeia Zen, no km 4,5, vem construindo uma carreira de sucesso com muito foco, determinação e trabalho.
Há um ano ela ministra, sozinha, as aulas de pilates e ioga do estúdio – já são quase 80 alunos –, começando às 6h30 e terminando às 21h. Nos poucos horários vagos ela atende como fisioterapeuta. E, quando não está trabalhando, está estudando.
Marielly é pós-graduanda em pilates pela instituição portuguesa Unylea e cursa o Pilates Master Mentor Program, na Flórida, EUA, com Lolita San Miguel, 83 anos, única discípula viva de Joseph Pilates, o criador do método.
O pilates é, como diz a própria Lolita San Miguel, uma forma de condicionamento que concilia o corpo e a mente. Foi criado pelo alemão Joseph Pilates, no início do século 20, que se valia de uma série de equipamentos que criou para trabalhar o corpo de forma mais completa e integral. São esses mesmos equipamentos, ou pelo menos os mesmos conceitos, os que são utilizados até hoje.
Nas principais estações de máquinas (reformer, cadillac, barrel e chair), o aluno é levado a se alongar, fortalecer a musculatura, dominar o ritmo da respiração e controlar o equilíbrio. “No pilates, os movimentos são controlados, conscientes e coordenados com a respiração”, diz Marielly.
“Eu faço pilates há apenas dois meses, mas sinto muita melhora no estado geral do meu corpo. Sinto menos dores. Tenho uma perna mais curta que a outra, mas percebo que até já cresci um pouco aqui. Aliás, aqui a gente cresce em todos os sentidos”, testemunha Terezinha de Jesus e Silva Meira, de 89 anos.
No dizer de Marielly, não existe nenhuma contraindicação para a prática do pilates, exceto se a pessoa tiver algum quadro infeccioso, gravidez de alto risco ou estiver fazendo tratamento de quimioterapia.
Atualmente ela tem alunos de 11 a 89 anos, gestantes, pessoas com necessidades especiais e variados estados de condicionamento físico. Conta que seu interesse pelo método surgiu logo após a graduação em fisioterapia.
Depois de cinco anos trabalhando numa academia, conseguiu alugar o espaço onde antigamente funcionou o Château Alpino, hoje em cima da Gráfica Pernambuco (km 4,5), investiu R$ 60 mil na reforma dos 90 metros quadrados, compra de material e instalação das seis máquinas. Seus planos, hoje, incluem ampliar o espaço do estúdio e iniciar turmas de balé pilates e formação de professores de pilates.
Pilates e ioga
Marielly também se interessou pela ioga e chegou a passar um mês na Índia, estudando com um mestre de 105 anos que ficava em posturas de que só os iogues são capazes. Explica que, apesar de ambas as técnicas fortalecerem o corpo e a mente, a ioga também procura trabalhar o espírito.
Na ioga, alguns exercícios podem ser orientados para pessoas com determinados traços de personalidade. Se a pessoa é tímida ou raivosa, o instrutor é capaz de estimular certos pontos no corpo necessários para melhorar o estado emocional dela. O pilates foi criado no início do século 20 e a ioga é milenar.
Ioga ou pilates, não importa a escolha. Ambas melhoram a postura física e comportamental, desenvolvem o controle da respiração e promovem o bem-estar geral do praticante.
Por que praticar ioga?
Por que praticar pilates?
Espaço Holístico Aldeia Zen
Estrada de Aldeia, km 4,5
81 9 9731 3165
Cadastre-se para receber nossa newsletter.