Existe, em Aldeia, uma Aldeia que pouca gente conhece. É uma Aldeia primitiva, das matas, rios e belos caminhos que só quem anda a pé, a cavalo, de moto ou bicicleta consegue acessar. O técnico em informática Anderson Caetano, 27 anos, desde pequeno se embrenhava por essas estradas vicinais e há três anos juntou uns amigos para criar a Trilha Eco Verdejante que, faz questão de ressaltar, “não é operadora de turismo, mas um projeto socioambiental autossustentável”.
A “empresa” realiza pelo menos duas trilhas por mês, cada uma com o máximo de 50 participantes, e o objetivo principal é sensibilizar as pessoas, mostrando a situação da Área de Proteção Ambiental em que Aldeia se encontra, estimulando a consciência ambiental e denunciando os problemas encontrados aos órgãos competentes.
Segundo Anderson Caetano, na medida em que as pessoas mantêm contato com a exuberância da flora e da fauna de Aldeia, elas vão criando um vínculo afetivo com a natureza e se sentindo também responsáveis pela preservação.
Não é por outro motivo que a Eco Verdejante promove também trilhas com alunos de escolas públicas da região. Durante as caminhadas as crianças adquirem conhecimentos sobre o que é uma área de proteção ambiental, a importância de se recolher o lixo e várias características do ecossistema local, ao mesmo tempo em que relacionam a isso assuntos de história, geografia, educação física e biologia.
Outra preocupação do projeto é em incentivar o consumo local. Por isso, a maioria dos roteiros têm como destino final um bar ou restaurante, em geral próximos a leitos de rios, onde os trilheiros podem tomar banho e se alimentar.
Anderson, que do escritório em que trabalha durante a semana observa a mata preservada da empresa (Ultra Mega Distribuidora de Medicamentos), e sabe de cor a hora em que uma iguana e uma preguiça costumam aparecer diariamente, compara com tristeza como eram os rios daqui na sua infância a como estão hoje.
“Quando eu vinha brincar nas matas de Aldeia, o rio da Paca chegava a ter dois ou três metros em alguns trechos. A gente subia nas pedras e dava saltos mortais. Hoje, com as derrubadas para construção de condomínios, os rios estão secando e raros são os pontos em que ainda se pode tomar banho”, lamenta.
Ele avisa que durante os passeios são distribuídos saquinhos em que não só o lixo produzido pelos trilheiros deve ser colocado, mas também serve para que eles recolham o lixo deixado por outras pessoas.
A Eco Verdejante organizou onze trilhas diferentes que variam de intensidade e duração. A mais curta tem dois quilômetros e meio e a mais longa, doze quilômetros. Umas incluem banho de lama, banho de bica, mirantes ou visita a hortas orgânicas.
Os passeios custam entre R$ 30 e R$ 45 com direito a lanche, almoço ou café da manhã.
Todas as trilhas são acompanhadas por guias da região, bióloga, profissional para o atendimento de primeiros socorros, transporte para auxílio e lanches saudáveis.
Para saber datas e horários é preciso se informar pelo facebook ou diretamente com Anderson Caetano pelo telefone (81) 9 8688 9168.
Mata Privê I (2,5 km): Vila da Fábrica – Estádio Municipal Luiz Alexandrino – Primeira instalação hidráulica de Camaragibe – Barragem da queda d´água – Caminhada dentro da mata fechada – Rio do Flamengo e o Antigo Açude chamado de Geladinho. De 2h30 a 3h30 de duração.
Mata do Privê II (4 km): Antigo Açude chamado de Geladinho – Rio do Flamengo – Caminhada dentro da mata fechada – Rio do Beira Rio – Céu Azul. De 2 a 3 horas.
Peroba (10 km): Caminhada pelo verde, rios, horta orgânica, mirante e muito verde.
Restaurante Rei da Cabidela (opcional). Entre 4 e 5 horas.
Oitenta (10 km): Caminhada pelo verde, 4 quilômetros de mata fechada, bica, banho de argila e muito verde. De 4 a 5 horas.
Borralho (5 km): Caminhada pelo verde, rios, mirante e muito verde. Duas a três horas de duração.
Gás (10 km): Caminhada pelo verde, bica, rios, mirante e muito verde. De 4 a 5 horas de caminhada.
Mumbeca (8 km): Caminhada pelo verde, rios, mirante e muito verde. De 3 a 4 horas.
Piim (12 km): Caminhada pelo verde, rios, mirante e muito verde. Duração de 4 a 5 horas.
Brejo (8km): Caminhada pelo verde, rios, mirante e muito verde. De 3 a 4 horas.
Macaíba (10 km): Caminhada pelo verde, rios, mirante e muito verde. De 3 a 4 horas.
Pitanga (8 km): Caminhada pelo verde, rios, mirante e muito verde. De 4 a 5 horas.
Cadastre-se para receber nossa newsletter.