Estamos vivendo momentos difíceis com a pandemia do coronavírus, famílias passando por necessidades, e os animais que vivem nas ruas também – muitas vezes chamados de “animais comunitários” – estão em grandes dificuldades para sobreviver, pois os bares e barracas onde eles se alimentavam estão fechados e os trabalhadores que os mantinham estão recolhidos em suas casas, se protegendo.
O que vemos são muitos cães e gatos passando fome, sem saber onde procurar alimento. No Recife e em outras cidades, como São Paulo, grupos de veterinários e protetores já estão mobilizados, dando um bom exemplo de solidariedade, saindo às ruas com água, comida e tratamentos. Precisamos pensar também nesses seres indefesos e termos um olhar de cuidado e respeito em relação a eles.
Em Aldeia, o Projeto Patinha está pedindo a ajuda de todos: quem puder, alimente um animal em situação de rua, deixe um recipiente com ração e água, lembre-se que eles não transmitem coronavírus e tampouco estão nas ruas por opção. Foram abandonados, não sabem sobreviver por si sós.
Então, vamos nos unir. Nesta grande rede de solidariedade que se forma no país para ajudar os mais necessitados, vamos também incluir os animais.
Luciane Nascimento é presidente do Projeto Patinha
Fotos: Mozart Souto
Cadastre-se para receber nossa newsletter.