O professor de música Anderson Bezerra, conhecido em Aldeia como Tio Som, acaba de lançar sua segunda canção com a temática da exploração sexual contra crianças e adolescentes, o rap Toque do Sim, Toque do Não, em parceria com Tia Laila, amiga e parceira que mora no Pará.
“Aproveitamos o mês de maio, em que se comemora o Maio Laranja, um mês de conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, para dar a nossa contribuição à campanha”, explica Tio Som. Ele lembra que no Brasil três crianças são abusadas por hora, um número que tende a ser dez maior, já que estima-se que 10% dos casos chegam a ser denunciados.
As canções (além do rap, ele já tinha lançado Corre pra Contar, em parceria com Larissa Voto, do Rio de Janeiro) tiveram a consultoria da psicóloga Mitlene Batista, grande pesquisadora do tema. Ambas as músicas procuram orientar as crianças, de forma lúdica, a observarem a diferença entre as partes do corpo que elas devem permitir serem tocadas, e as que não devem.
“Andei pesquisando e percebi que pouquíssimas músicas infantis abordam esse o tema do abuso sexual, daí a ideia de compor algo mostrando que existe o toque do cuidado, da limpeza, mas também existem outros que causam tristeza, dor e culpa. Que o corpo é o santuário da gente e algumas partes podem ser tocadas e outras não”, resume o professor. “Se alguém tocar nas partes não permitidas, elas devem quebrar o silêncio, devem correr para contar a alguém em quem confiem”.
As canções, educativas, empoderam as crianças a dizer “não” e ao mesmo tempo ensinam os nomes das partes do corpo que muitas vezes, por conta dos tabus, não lhes são ensinadas. Palavras como vulva, pênis, bumbum e peito aparecem na letra de Toque do Sim, Toque do Não. “Muitas vezes a criança, por não saber nomear seus órgãos sexuais, terminam não sendo levadas a sério na hora em que tentam contar que foram abusadas. Queremos que a canção seja também uma lição de educação sexual”, diz o professor.
Segundo Tio Som, a música é uma ferramenta com um poder muito grande. Ela conecta as crianças ao tema, criando com elas vínculos afetivos. “Acredito que todos os músicos, artistas plásticos, professores, profissionais de todas as áreas podem dar sua contribuição de alguma forma a essa campanha. Cada um pode falar do seu ponto de vista para combater o abuso e a exploração sexual desse segmento tão vulnerável que é formado por crianças e adolescentes”, atesta Tio Som.
As canções de Tio Som viraram clipes e podem ser assistidos em seu canal do youtube ou no seu perfil do instagram. Ele ensina na Escola Internacional de Aldeia e dá aulas particulares de música (81 98657 5302).
Música TOQUE DO SIM, TOQUE DO NÃO
https://www.youtube.com/watch?v=dUEuILLugno
Música CORRE PRA CONTAR
https://www.youtube.com/watch?v=NKMRiiUz2l8
PLAYLIST COM VÁRIAS MÚSICAS SOBRE ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS
https://youtube.com/playlist?list=PLN1oyCcqibZQqxRIBXzhqh_DKR22NbXNJ
Cadastre-se para receber nossa newsletter.