Desde o ano passado a Prefeitura de Paudalho vem investindo em pequenas ações que, em conjunto, têm grandes resultados. A começar pela instalação de equipamentos papa-pilhas e baterias feitos com canos de pvc nas escolas públicas (total de 32 municipais e 4 estaduais), a Secretaria de Meio Ambiente vem tentando criar na cidade uma cultura de descarte responsável.
A proposta do município, segundo o secretário Josimário Marques, é colocar recipientes em locais de fácil acesso para que as pessoas possam depositar materiais que iriam para o lixo mas que podem ser reutilizados. Os papa-pilhas estão sendo instalados agora em estabelecimentos comerciais, assim como coletores de óleo usado de cozinha. Até o final deste mês de junho o município deve inaugurar a Casa do Sabão Ecológico, onde mulheres da região fabricarão sabão com o óleo recolhido.
Os coletores também serão instalados nos condomínios de Paudalho, inclusive nos que ficam em Aldeia e que já fazem parte de um convênio entre a Prefeitura e a cooperativa de catadores do município. Por este convênio, que tem validade de seis meses, a Prefeitura repassa R$ 10 mil mensais aos catadores, além de ceder caminhão, motorista e um espaço para armazenamento dos resíduos. Depois desse período a cooperativa deve se tornar autossustentável.
“Nesse primeiro mês foram recolhidas dez toneladas de recicláveis”, conta o secretário Josimário, lembrando que nem todos os moradores dos condomínios já começaram a separar o lixo. “Agora vamos começar a coleta seletiva em duas comunidades, a do Minha Casa Minha Vida em Guadalajara e em Santa Mônica, beneficiando cerca de 700 pessoas”, explica. Em seguida será a vez da implantação de uma composteira para os restos de poda e um espaço para beneficiamento de metralhas.
Lixão
Por questões burocráticas, a Prefeitura de Paudalho ainda não conseguiu fechar o lixão da cidade. Uma licitação está em andamento para a contratação da empresa que fará o transporte do lixo para o aterro de Igarassu. O secretário estima que o fechamento ocorra nos próximos 45 dias. Outra novidade é que a Prefeitura está adquirindo contêineres usados que servirão de Pontos de Entrega Voluntária de resíduos sólidos, os chamados ecopontos, para a coleta de material reciclável.
Cadastre-se para receber nossa newsletter.