Há mais de um ano o país enfrenta lutas, descobertas científicas e, infelizmente, muitas mortes pela Covid-19. Já são mais de 500 mil mortos, milhões de pessoas infectadas e uma parcela dessas que se curou mas ficou com sequelas. Segundo a fisioterapeuta aldeiense Marielly Magliano, o pilates tem sido um aliado de primeira hora para essas pessoas.
“Em relação a outras terapias e atividades, o pilates tem a vantagem de atuar de forma geral e integrada no organismo, contribuindo para uma melhora simultânea do quadro motor, respiratório e mental do paciente”, explica, lembrando que os benefícios são progressivos e individuais, respeitando o tempo de cada paciente, sem desestimulá-lo.
Ressaltando que é indispensável que o paciente tenha tido alta médica e fisioterapêutica para dar início à prática do pilates, ela conta que as principais sequelas dos pacientes recuperados da Covid-19 são muscoesqueléticas, pelo processo inflamatório, e perda de massa muscular, resultado do imobilismo, especialmente nos pacientes que precisaram ficar muito tempo acamados e até entubados.
“Essas pessoas chegam a ficar meses sentindo fadiga, mal-estar após pequenos esforços, disfunção cognitiva, dores musculares, problemas de tontura e equilíbrio, cansaço, fraqueza, diminuição da capacidade pulmonar, entre tantos outros sintomas. Com a prática do pilates, os resultados chegam e a reabilitação plena é totalmente possível”, detalha.
O pilates
Desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates na década de 1920, o pilates é um método que estimula o corpo de forma global durante cada exercício, visando o aumento de mobilidade, flexibilidade, força e tônus muscular por meio da consciência corporal. Os aparelhos utilizados nas aulas, desenvolvidos pelo próprio Pilates, se baseiam em molas e podem tanto facilitar movimentos de pessoas com limitações físicas como dificultar movimentos, levando o aluno a níveis mais avançados. O alemão acreditava que o perfeito equilíbrio entre corpo e mente era a “maior qualidade do homem civilizado, por lhe fornecer poderes físicos e mentais indispensáveis ao alcance da razão da vida de todo e qualquer ser humano: obter saúde e felicidade”.
O Mari Magliano Pilates, que fica no km 4,5 de Aldeia, é o maior estúdio de pilates do estado de Pernambuco, com 960m². Lá também são oferecidos, entre outros métodos terapêuticos e atividades, yoga, meditação, acupuntura, RPG, fisioterapia e quiropraxia.
Sobre Marielly Magliano
Fisioterapeuta e pós-graduada em Pilates, atua na área desde 2011. Fez sua formação internacional na Flórida, garantindo a certificação da PMMP (Pilates Master Mentor Program), tornando-se assim a única discípula direta de segunda geração de Joseph Pilates (criador do método) do Norte-Nordeste.
Serviço
Estúdio Mari Magliano Pilates
Rua Carneiro Mariz, 185, Km 4,5 – Aldeia dos Camarás, Camaragibe/PE
(81) 99731-3165 | 99104-4110
Cadastre-se para receber nossa newsletter.