Calce um sapato fechado, vista uma calça comprida e um boné, pegue uma garrafa d´água e invista num binóculo. Basta isso para sair pelas matas da APA Aldeia-Beberibe e passar um dia saudável e divertido observando a diversidade de pássaros que vivem por aqui.
No condomínio Haras de Aldeia (km 20), um grupo de mais de vinte pessoas – entre leigos e profissionais – se reuniu, no sábado, 14/5, para observar, fotografar e registrar aves. Foram mais de 80 registros, inclusive de um Sangue-de-boi, ou Tiê Sangue, visto pela primeira vez nesta região.
“O encontro de observadores, que chamamos de PassarinHaras, foi além da nossa expectativa”, diz Sérgio Cabral, um dos organizadores do evento. O mote foi o Global Big Day, dia em que os observadores de aves de todos os cantos do mundo se empenham em fotografar o maior número de espécies em 24 horas. Mas a ideia é tornar o Haras e a própria APA Aldeia-Beberibe uma referência na observação de pássaros.
“Nossa intenção é dar visibilidade a uma atividade que promove, ao mesmo tempo, a saúde mental, o contato com a natureza e o ecoturismo”, diz Ludmila Portela, também da organização do Passarinharas. Segundo ela, a lista dos pássaros avistados no sábado foi compartilhada no site eBird Brasil (https://ebird.org/brasil/checklist/S110307950).
Para saber quem ou qual lugar no mundo conseguiu registrar o maior número em espécies, as listas das aves observadas são registradas no site ebird.org/globalbigday, onde o observador de aves também pode acompanhar os relatórios de mais de 170 países em tempo real. Qualquer pessoa pode participar e de forma gratuita. A ideia é incentivar tanto observadores de aves, fotógrafos, ornitólogos, guias de turismo e amantes da natureza a catalogar seus avistamentos.
Cadastre-se para receber nossa newsletter.