Desde 2020 o dia 17 de outubro vem sendo celebrado na América Latina e no Caribe como o Dia das Áreas Protegidas e Conservadas. A APA Aldeia-Beberibe, onde vivemos, é uma dessas áreas e por isso algumas iniciativas estão sendo planejadas para incentivar sua preservação e também o bem-estar de quem aqui vive e trabalha. Que tal criar uma ação na sua rua, condomínio, escola ou mesmo em algum espaço público pra mostrar que você também se importa com o nosso território?
A data surgiu no III Congresso de Áreas Protegidas da América Latina e do Caribe (CAPLAC), que ocorreu em 2019 em Lima (Peru), com o objetivo de gerar uma celebração (simultânea e adaptativa) para reconhecer a importância das áreas protegidas para o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento sustentável na região. É também considerada uma contribuição para enfrentar os desafios exigidos pela gestão de áreas protegidas.
A aldeiense Gabriela Gehlen Leite é uma das embaixadoras do evento no Brasil. Ela também é membro do Fórum Socioambiental de Aldeia e explica que “a APA Aldeia-Beberibe é uma Unidade de Conservação de ‘Uso Sustentável’, ou seja, segue regras menos rígidas para o uso de seu território, mas que ainda assim exigem que a ocupação da área assegure o uso sustentável dos recursos naturais, de forma a não prejudicar a conservação da biodiversidade, bem como a qualidade de vida e o bem-estar da população e das gerações futuras”.
Segundo Gabriela, no ano passado o Fórum realizou diversas ações em parceria com a Trilha Ecoverdejante e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). “Realizamos uma caminhada ecológica com alunos de uma escola municipal e pudemos conversar com eles sobre a necessidade de preservação da nossa APA. Durante a trilha nós plantamos mudas, realizamos a soltura de animais silvestres e coletamos resíduos jogados na mata”, conta, adiantando que ainda não pode antecipar a programação deste ano.
“É muito importante que as pessoas se mobilizem, assim como as empresas, as ONGs e as escolas. Todos nós podemos participar, seja gravando um vídeo, podcast, programa de rádio ou outro tipo de material audiovisual, seja fotografando, realizando ações como trilhas, plantios de árvores, oficinas, palestras e lives ou até mesmo promovendo feiras, eventos culturais e mobilizações sociais em torno do tema”, explica a embaixadora.
Ainda de acordo com Gabriela, “a maior parte da biodiversidade do mundo está abrigada na América Latina, assim como a maioria das áreas protegidas e também uma grande diversidade sociocultural. Paradoxalmente, é aqui que estão os maiores índices de desmatamento e uma porcentagem altíssima de espécies ameaçadas de extinção, o que, agravado pelo nosso quadro de desigualdade social, se reflete em conflitos que envolvem povos e comunidades tradicionais, muitas vezes vítimas em seus próprios territórios, também áreas protegidas. Ou seja, precisamos aproveitar a data para chamar a atenção para essa situação, mostrar nossa riqueza ambiental e cultural e mapear as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas para preservar aquelas áreas”.
Qualquer ação que evidencie a importância ambiental, social e/ou cultural das áreas protegidas e seus povos, bem como das iniciativas que são/serão desenvolvidas nelas.
Inscreva sua celebração nesse formulário (https://bit.ly/3RETm0O) até o dia 17 de outubro (mas preferencialmente até 25/09), implemente suas ações e divulgue amplamente!
Tem dúvidas ou quer saber mais detalhes? Teve alguma dificuldade com a inscrição? Acesse o “Guia para Celebrar” (https://bit.ly/3eL5WNx), converse com Gabriela pelo Whatsapp 81 9875-9697 ou entre em contato por e-mail ([email protected]).
Site: https://www.celebracionareasprotegidas.org/?lang=pt
Insta: https://www.instagram.com/celebracion_areasprotegidas/
Cadastre-se para receber nossa newsletter.