Poucos movimentos sociais têm uma história longa e atuante como o Fórum Socioambiental de Aldeia, que esta semana comemora 20 anos de existência. Fundado por um grupo de moradores preocupados com a violência, no já distante ano de 2003, quando Aldeia era bem menos habitada do que hoje, o Fórum ampliou seu raio de ação e assumiu a defesa do meio ambiente da Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe como sua missão primordial.
Hoje, ainda funcionando com o esforço de poucos voluntários, a entidade tem enfrentado lutas contra peixes grandes, como o Exército Brasileiro – que teima em construir um complexo com escola e vila militar destruindo 150 hectares de Mata Atlântica – e grandes grupos industriais, que desejam erguer um arco rodoviário metropolitano ligando Goiana a Suape num traçado que corta nossas florestas.
Entre as lutas que encampou ao longo destas duas décadas, o Fórum lista a retomada e iluminação do Parque Aldeia dos Camarás, a volta da 3ª Companhia da Polícia Militar para Aldeia e a instalação de um posto do policiamento comunitário Koban na frente do parque, a criação e instalação do sistema de videomonitoramento da Estrada de Aldeia (De Olho em Aldeia), a elaboração de um projeto de transformação da PE-27 em Estrada-Parque, além de outras campanhas que encabeçou, como audiências públicas contra as termelétricas em Aldeia, protestos contra o descaso do DER com a Estrada de Aldeia, promoção de um curso de brigadistas contra incêndios florestais e manifestações contra a construção do presídio de Araçoiaba.
É o Fórum que tem provocado os debates sobre as principais ameaças à preservação da APA, tanto com o Governo do Estado como com parlamentares municipais, estaduais e federais, universidades, imprensa e a sociedade como um todo. “Estamos representados, hoje, nos principais grupos de proteção ambiental de interesse da APA, como o próprio Conselho Gestor da APA, os conselhos de Meio Ambiente de Camaragibe e Paudalho e o Comitê de Bacias Hidrográficas – Metropolitano Norte, além do Grupo de Trabalho criado pelo Governo do Estado para discutir a instalação da Escola de Sargentos do Exército”, relata o presidente Herbert Tejo.
Nesta quinta-feira, 26/11, a partir das 19h, a população de Aldeia está convidada para a confraternização pelos 20 anos do Fórum, na Pizzaria Tomassa, km 9,5 (em frente ao Condomínio Divinópolis).
Para saber mais sobre o trabalho do Fórum e como ajudar, procure as redes sociais @forumsocioambientaldealdeia
Cadastre-se para receber nossa newsletter.