A organização da I Semana Lixo Zero em Camaragibe fez um balanço bastante positivo do evento, que aconteceu de 19 a 26 de outubro com uma série de atividades envolvendo a população adulta e infantil do município.
De acordo com a embaixadora do Instituto Lixo Zero (organização responsável pelas ações) em Camaragibe, Mariana Navarro, o primeiro ano foi um sucesso, com a realização de 13 oficinas, duas trilhas ecológicas, palestras, mutirão de limpeza e uma feira de produtos feitos com recicláveis.
“Tivemos muito engajamento tanto da população quanto da Prefeitura de Camaragibe e de empresas privadas. E já estamos com muitos planos para o futuro. Uma das coisas que temos em mente é a implantação de ações permanente de conscientização nas escolas do município sobre a importância de cuidarmos dos resíduos que produzimos. Pretendemos também ter um diálogo com a Câmara de Vereadores para que a Semana Lixo Zero seja incluída no calendário oficial do município”, explica Mariana.
Uma das ideias que surgiram durante a Semana foi a realização de uma reunião com os síndicos de condomínios de Aldeia sobre como implantar a coleta seletiva. O síndico do Torquato Castro I, Kildare Vieira, foi um dos convidados da abertura do evento e descreveu um pouco das medidas de aproveitamento do lixo que seu condomínio vem implantando e que até foi pauta do PorAqui.
As trilhas ecológicas realizadas na mata do Privê Vermont resultaram na coleta de aproximadamente 40 quilos de lixo, segundo Mariana Navarro. Com o apoio da Prefeitura e dos guardas da Brigada Ambiental, 60 pessoas participaram da ação. Uma campanha de arrecadação pretende juntar, nas próximas semanas, 200 garrafas pet para a construção de uma balsa que vai realizar a limpeza do açude do local.
Tudo o que foi recolhido ao longo da Semana do Lixo Zero foi encaminhado para a Associação de Catadores de Camaragibe e parte desse material foi transformado em matéria-prima das oficinas de artesanato e em produtos comercializados na feira montada para encerrar o evento.
Cadastre-se para receber nossa newsletter.