Finalmente começaram, nesta terça-feira, as ações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) na Estrada de Aldeia. Minada de buracos grandes e profundos, a rodovia estadual encontra-se mais perigosa do que nunca. Muitos moradores têm sofrido prejuízos com pneus rasgados, amortecedores danificados e outros problemas mecânicos, sem falar no estresse e no risco à sua integridade física.
Leia mais:
Buraqueira sem fim nas estradas de Aldeia
De acordo com o órgão estadual, “as ações do Programa Caminhos de Pernambuco, que está reestruturando a malha viária estadual, foram iniciadas na PE-27, conhecida como Estrada de Aldeia. A requalificação começou no entroncamento da via, no km 0, na cidade de Camaragibe, e segue em direção ao km 02 com o serviço de tapa buraco. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado e executada pelo DER”.
Diz ainda a nota do DER: “A obra total da rodovia vai acontecer, gradativamente, da entrada da PE-005, em Camaragibe, até o acesso ao CMINIC, no bairro de Chão de Conselho, no município de Paudalho. A via será beneficiada com os serviços de capinação, desobstrução de drenagem, recuperação asfáltica, e posteriormente, a sinalização. Serão investidos aproximadamente R$ 200 mil. Os trabalhos devem ser concluídos dentro de dois meses”.
O Programa Caminhos de Pernambuco, lançado há dois meses, já requalificou até agora 600 quilômetros de estradas em todas as regiões do Estado e até 2022 serão investidos R$ 505 milhões na recuperação de 5.554,5 quilômetros.
Segundo a Secretaria de Transportes do Estado, “as ações propostas foram resultados de análises técnicas que indicaram o tipo de material e a intervenção necessária para cada situação identificada nas estradas. As obras seguem um calendário que leva em consideração a logística de cada localidade, a economia, o turismo, além dos fatores climáticos”.
Cadastre-se para receber nossa newsletter.