Em reunião realizada ontem no Clube de Campo Alvorada (km 14), técnicos da área de Vigilância em Saúde, Imunizações e Arboviroses do Estado e de Camaragibe informaram que no próximo sábado os moradores e funcionários do clube receberão a vacina contra febre amarela. A vacinação é preventiva, já que foi ali que apareceram os 14 saguins mortos entre 26 de dezembro e 2 de janeiro.
Ainda não se sabe o que causou a morte dos animais, pois a análise está sendo feita no Instituto Evandro Chagas, no Pará, e pode levar de 15 a 20 dias para ser concluída. “Não temos nenhum caso de febre amarela no Estado e nem mesmo nenhum vírus circulante. Mas preferimos nos antecipar e aplicar a vacinação de bloqueio até que tenhamos a determinação da causa mortis dos animais”, explica Maria José Neves Barbosa, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Camaragibe.
Segundo Maria José, a inclusão da vacina de febre amarela no calendário de vacinação de rotina em Pernambuco já estava programada para março. Como ocorreram as mortes dos macacos e ainda não se tem uma causa definida, decidiu-se por antecipar a campanha no Clube Alvorada, em seguida nos condomínios vizinhos, e logo depois em todos os postos de saúde de Aldeia e de Camaragibe.
Durante a reunião desta quarta-feira, os funcionários do Alvorada receberam informações sobre como lidar com os animais, principais epizootias, coleta dos animais doentes ou mortos e o que é feito com os animais recolhidos. No sábado, além da vacinação, haverá também uma palestra educativa para os moradores e proprietários de imóveis do clube sobre formas de prevenção e controle de doenças transmitidas por animais.
“É importante que a população saiba, por exemplo, que não se deve tocar num animal doente. Ele pode estar com raiva e transmitir a doença para o ser humano. Nesses casos, deve-se ligar para 3458-0723 e chamar os especialistas para recolherem o animal”, informa o diretor de Vigilância em Saúde de Camaragibe, Geraldo Vieira.
Ainda segundo a coordenadora de Imunizações, ninguém precisa ficar preocupado nem com pressa para tomar a vacina. As doses serão distribuídas nos postos aos poucos porque é necessário treinar as pessoas que vão aplicá-las. “Pessoas com mais de 60 anos precisam apresentar uma autorização médica para tomar a vacina, gestantes não devem se vacinar e quem já tomou a vacina não precisa se revacinar, pois a dose é válida para a vida toda. Há uma série de detalhes que precisamos repassar aos trabalhadores da saúde quando introduzimos uma nova vacina”, diz Maria José.
Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas da febre amarela são: início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.
Cadastre-se para receber nossa newsletter.