O Aldeia da Gente foi conversar com alguns síndicos de condomínios para saber que providências eles vêm tomando para evitar o contágio pelo coronavírus, seja pelas recomendações aos funcionários, seja pelas regras impostas aos condôminos. Confira:
De acordo com o síndico Júlio César Tavares, no Vila Bela, que tem 66 lotes, estão suspensos o uso das áreas comuns do condomínio (academia, sala de dança, sala de jogos) e a realização de assembleias presenciais. Estão proibidos eventos no salão de festas, ainda que já tenham sido reservados e as atividades esportivas no campo de futebol, quadras de vôlei, tênis e poliesportiva só serão permitidas entre condôminos de um mesmo lote. Já as áreas abertas, como trilha da mata, piscina, pista de cooper e sala de tevê, poderão ser usadas apenas por condôminos e desde que mantenham a distância mínima de dois metros entre as pessoas.
Segundo Júlio, as medidas tiveram total aceitação pelos condôminos e pelos dez funcionários do Vila Bela. “Não será um período fácil e as restrições podem ser inconvenientes, mas serão passageiras e com um claro objetivo de preservar a saúde de todos nós”, explica o documento em que elas foram comunicadas.
De acordo com Álcio Pitt, foram suspensos todos eventos nos diversos recantos do Ricaflora, bem como a realização de reuniões presenciais ou assembleias; e também a utilização do bar. As obras de reforma da portaria foram interrompidas e a entrada de prestadores de serviços deve ficar a critério de cada morador, desde que essa entrada seja liberada somente para as casas que os requisitam. Além disso, todos os funcionários foram orientados quanto aos cuidados que devem ter, tanto no condomínio quanto em suas casas e foi reforçada a disponibilidade de sabão líquido e em barra para a higiene deles.
No Bosque, com 220 lotes, o síndico Adeladio Moreira informa que foi proibida qualquer obra de construção civil no condomínio, mas a entrada dos demais prestadores de serviços está sendo tratada isoladamente. “A maioria das casas em nosso condomínio tem piscina e por isso há uma necessidade de funcionários. Nossa orientação é para que cada condômino procure reduzir a carga horária dessas pessoas”.
No Bosque estão suspensas atividades no salão de jogos, salão de festas, piscina e quiosques, assim como os jogos de futebol e as celebrações religiosas. “O restaurante está funcionando apenas com entregas em domicílio e orientamos que os condôminos evitem receber convidados”, diz o síndico. O Bosque tem 33 funcionários e os que têm mais de 60 anos foram liberados para ficarem em casa.
Na Associação Privê Portal de Aldeia, a síndica Valéria Mota conta que a primeira providência foi colocar em férias o único funcionário que tem mais de 60 anos. Foram feitas várias solicitações e avisos aos associados quanto à importância dos cuidados com o vírus e proposta uma corrente de ajuda no grupo para manter os mais idosos em casa. Os moradores também estão compartilhando frutas dos seus quintais, deixando-as em um local na portaria para quem quiser. “Formamos uma corrente de solidariedade e a adesão tem sido bastante boa. As obras e assembleias ficaram para depois”, diz Valéria.
Os funcionários foram orientados a reforçar os cuidados com a limpeza das áreas comuns, foi ampliado o estoque de material de limpeza e recomendado aos condôminos evitarem aglomerações nas áreas comuns (piscina, parquinho, campo de futebol e recepção de entrada). A síndica Ana Carla Monteiro citou, entre outras recomendações feitas, que não seja divulgada a identidade de pessoas que estiverem em quarentena; e que seja proibida a entrada de pessoas externas ao condomínio tais como entregadores, jardineiros, pedreiros etc. e que sejam adiadas as reuniões de condomínio.
Cadastre-se para receber nossa newsletter.