Se entre 50% e 60% do que produzimos diariamente em resíduos é matéria orgânica, por que continuamos descartando isso tudo de forma errada, em lixões e aterros, poluindo o ar, o solo e os leitos dos rios, atraindo animais e disseminando doenças? Resíduo orgânico não é dinheiro? Não pode se transformar em adubo e ser uma fonte de renda ecologicamente importante?
Pois foi pensando sobre isso que o advogado especialista em Direito Ambiental e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente Daniel Pernambucano de Mello e o doutor em Biologia Bruno Rafael Monteiro Rodrigues vêm tocando a VerdiEra Sustentabilidade, empresa de coleta e aproveitamento de resíduos orgânicos que atua no Recife, Olinda e Aldeia.
A coleta de material orgânico acontece assim: o cliente contrata o serviço e recebe um baldinho para acondicionar seus resíduos; a empresa recolhe, faz o tratamento e transforma em adubo (eles têm terrenos específicos para isso no Poço da Panela e em Aldeia, no km 7). Mensalmente o cliente recebe um Relatório de Impacto Ambiental Positivo (RIA +), com informações sobre o quanto deixou de emitir de gás carbônico no ar com a compostagem e quanto de adubo gerou. E a partir do segundo mês passa a receber 2 quilos de adubo como incentivo.
“Nosso principal objetivo é mostrar às pessoas que cada um é responsável por seu lixo. E que tudo o que produzimos em termos de lixo deve ter um destino específico e responsável”, explica Daniel.
“Por isso não só oferecemos o serviço de coleta e a venda de composteiras, mas também prestamos consultoria para a instalação de composteiras domésticas e de diversos outros equipamentos que tornam uma casa mais sustentável”, diz.
Segundo Daniel Pernambucano, outro serviço é a assessoria a quem deseja solicitar o desconto do IPTU Verde, concedido por algumas prefeituras a quem adota medidas de redução do impacto ambiental, como compostagem, aproveitamento de água da chuva, entre outros. “Conseguimos obter o desconto máximo com pequenas atitudes, mas muitas vezes a pessoa nem sabe que elas existem e que podem ser revertidas em benefícios ambientais e econômicos”, resume o advogado. E isso vale para residências e empresas, que têm muito a ganhar com o aproveitamento de resíduos, principalmente as que lidam com alimentação.
E aí? Se animou a ter hábitos mais sustentáveis e ajudar a tornar o planeta um lugar mais saudável para todos? Que tal começar o ano novo compostando seus resíduos orgânicos? Procure a VerdiEra e peça um orçamento: (81) 97110-1789.
VerdiEra Sustentabilidade
(81) 971101789
E-mail: [email protected]
Instagram & Facebook: @verdiera.eco
Site: www.verdiera.eco.br
Cadastre-se para receber nossa newsletter.