Já está no ar o Mapa Cultural de Aldeia, iniciativa do Aldeia da Gente (www.aldeiadagente.com.br) com o apoio da Lei Aldir Blanc (Edital de Fruição, Criação e Difusão do Governo do Estado de Pernambuco). Foram quase 80 inscritos até o lançamento do Mapa e quem quiser se cadastrar é só mandar um e-mail para [email protected] e solicitar o formulário de inscrição.
“Estamos muito felizes em apresentar o Mapa, feito com muito carinho porque sempre vimos um grande potencial cultural na comunidade de Aldeia e achávamos que isso devia ser valorizado. Temos artistas de todos os segmentos e também pessoas na área de produção e técnica. Essas pessoas precisavam de mais visibilidade e agora já podem usar o Mapa como uma vitrine”, diz a jornalista Tatiana Portela, responsável pelo projeto.
As áreas que receberam maior número de cadastros foram artesanato e música. “É muito interessante ver a riqueza e a variedade do trabalho dessas pessoas. Os artesãos trabalham com técnicas bem variadas, desde material reciclado (latas, garrafas de vidro e pets) até porcelana, madeira e crochê. Também na área musical o cardápio é eclético: tem cantor de brega, instrumentista, beatmaker, rapper, compositor de samba-canção e muito mais”, cita.
“Ao longo do processo de coleta das informações fomos categorizando as áreas para facilitar o acesso do usuário do Mapa. Assim além das áreas mais tradicionais, como artes plásticas, cênicas, música e literatura, criamos as abas de Cultura Afro e Indígena e de Cultura da Terra/Permacultura, que são campos bem característicos de nossa região de Mata Atlântica”, explica a jornalista.
Agora é só acessar o Mapa, conhecer os talentos da nossa gente e compartilhar com os amigos para ajudar a dar visibilidade aos nossos artistas.
Cadastre-se para receber nossa newsletter.