Se você se preocupa com a preservação da natureza de Aldeia, deve estar acompanhando o debate que vem sendo travado em torno da construção do arco viário metropolitano passando por dentro da Área de Proteção Ambiental APA Aldeia-Beberibe. Nesta quinta, 20, a partir das 14h, teremos uma ótima oportunidade de ouvir e participar deste debate junto com especialistas no setor de urbanismo e meio ambiente, deputados estaduais e entidades da sociedade civil. Será nos canais da Assembleia Legislativa no Youtube e pelo Facebook do Fórum Socioambiental de Aldeia (https://www.facebook.com/forumdealdeia).
A audiência pública, convocada pelo deputado Wanderson Florêncio (PSC), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alepe, pretende abrir espaço para que as partes sejam ouvidas, na tentativa de se manter aberto o diálogo e se chegar a uma solução que viabilize o arco e, ao mesmo tempo, resguarde a natureza.
“A audiência servirá para que o debate possa ser amplificado e formalizado, escutando o Fórum Socioambiental de Aldeia e o Governo do Estado, em suas diversas áreas. Será uma oportunidade para ouvirmos os prefeitos dos municípios que serão impactados pelo Arco, além de escutar o Ministério Público e as entidades ligadas ao projeto. Reconhecemos a importância do desenvolvimento do Estado, mas também sabemos da necessidade e o dever de proteger a área de Mata Atlântica onde existem nascentes de rio”, afirmou Wanderson Florêncio.
Foram convidados para a audiência pública representantes das secretarias estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco, de Desenvolvimento Econômico e de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco; CPRH; Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente em Pernambuco – CAOP/PE; Fórum Socioambiental de Aldeia; Conselho Gestor da APA Aldeia-Beberibe; reitor da UFPE; e reitor da UFRPE.
Para o presidente do Fórum Socioambiental de Aldeia, Herbert Tejo, “essa polêmica sequer deveria existir, pois deveríamos estar comemorando a chegada do arco e não lutando para que ele não devaste a nossa região. Deveríamos estar reflorestando Aldeia e criando corredores ecológicos e não discutindo projetos que destroem o meio ambiente. A realização da audiência pública é um passo importante para envolver todos os interessados na preservação do bom senso e das nossas matas”.
O Fórum Socioambiental de Aldeia realiza, no momento, uma campanha sob o título “Arco em Aldeia? Arrudeia!”, usando uma corruptela do verbo arrodear para apontar que o não é contra a construção do arco, mas que ele pode perfeitamente contornar a APA. Entre várias ações de comunicação e articulação com as cidades da APA Aldeia-Beberibe, a campanha inclui um abaixo-assinado, hoje com mais de 8.200 assinaturas, a ser encaminhado ao governador Paulo Câmara, solicitando a revisão dos traçados propostos pelo governo, e a venda de camisetas e adesivos (na loja Aldeia Pedras, km 9).
Cadastre-se para receber nossa newsletter.