Dezenas de crianças de escolas públicas e privadas participaram nesta quarta-feira, 21/9, das comemorações do Dia da Árvore no condomínio Haras de Aldeia, no km 20. Iniciativa do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Paudalho, Prefeitura de Paudalho, Fórum Socioambiental de Aldeia, Cetras, CPRH e Laboratório de Anfíbios e Répteis da Universidade Federal Rural de Pernambuco (LIAR), a atividade foi uma oportunidade de inserir os estudantes na própria mata para aprenderem sobre o ecossistema em que eles vivem.
“Foi uma manhã muito produtiva. As crianças tiveram uma aula prática de educação ambiental riquíssima em conteúdo. Eles aprenderam sobre anfíbios e répteis com animais reais empalhados e também por cartazes, com a ajuda de monitores, assistiram à soltura de animais silvestres reabilitados pelo Cetras, e participaram do plantio de 75 mudas de espécies nativas, a maioria de pau-brasil”, detalha Ludmila Portela, uma das organizadoras do evento.
Vice-presidente do Fórum Socioambiental de Aldeia e conselheira de Meio Ambiente de Paudalho, além de moradora do Haras de Aldeia, Ludmila conta que o local foi escolhido por ter uma área de 160 hectares de mata plantada e em recuperação, com enorme biodiversidade, e por ser um condomínio que tradicionalmente realiza atividades ecológicas. “Há pelo menos cinco anos”, diz ela, “temos realizado eventos como passeios para observação de pássaros, feiras orgânicas, plantio de árvores e soltura de animais silvestres”.
Fotos: Nelson Barcelos
Cadastre-se para receber nossa newsletter.