A médica, escritora e multiartista aldeiense Maria de Fátima Gaspar Pinheiro, conhecida como Mitafá, acaba de lançar primeiro romance – participou de cerca de 20 coletâneas –, Jorge, o guerreiro, editado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), já à venda e com 20% da renda revertida para o projeto social Rede Solidária, do escritor Zeca Lemos, que distribui quentinhas com pessoas em situação de risco. Segundo a autora, o livro “conta uma história de abandono e superação, com relevante enfoque na cultura indiana”.
Também este ano ela já havia lançado Espelho Meu, pela Livro Rápido, um livro exclusivamente de poesias escrito durante a pandemia.
“Nunca imaginei que fosse escrever poema, mas pelo fato de eu ficar em casa e “re-parar”, digo que ‘re-parei tanto que, de sementes invisíveis, colhi versos”, diz Mitafá, que também é atriz, arte-terapeuta e contadora de histórias. Ela, aliás, é uma das personalidades locais que fazem parte do Mapa Cultural de Aldeia produzido pelo site Aldeia da Gente em 2021 com apoio da Lei Estadual Aldir Blanc.
A seguir reproduzimos o artigo do também escritor aldeiense Paulo Caldas, sobre o livro de Mitafá, publicado na revista Algo Mais em 16 de fevereiro de 2023:
Há séculos tornou-se invisível a linha de separação entre a Medicina e as múltiplas formas de expressão artística. Nesse universo sem fronteiras, seguidores de Hipócrates acompanharam ícones das letras, formas, matizes, harmonias, ritmos e melodias.
Seria fastioso enumerar os médicos e médicas que durante a vida profissional se envolveram com cachetes e xaropes, injeções e radiografias e mais tarde conciliaram a inclinação às letras com o indispensável talento. É o caso de Mitafá.
Leia também:
O talento encantado de Maria Anna
Neste Jorge, o guerreiro, ela adota frases e metáforas como armadura, escudo e espada para vencer as adversidades. Fez da caneta um cinzel, esculpiu numa folha em branco a vida do protagonista desde a roda dos enjeitados e a infância, criou sua trajetória e, no manejo de pincéis e tons, deu cores às palavras e ideias.
A publicação tem o projeto visual de Bel Caldas, na imagem da capa “Espiral da Vida” pintura em óleo sobre tela de Mitafá e a produção gráfica da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Os exemplares podem ser adquiridos pelo e-mail [email protected], pelo WhatsApp 81 988313043 ou no Instagram mitafá_f.
Cadastre-se para receber nossa newsletter.