Quando era criança, em Bonito, Jane Cabral via a avó loiceira produzir utensílios de cozinha em cerâmica. Adorava aquilo, mas pressionada pelo pai a estudar e se formar, tornou-se educadora. Pouco antes da pandemia de Covid-19, já aposentada, pôde finalmente botar a mão na massa – literalmente – e extravasar todo o talento artístico reprimido ao longo dos anos. Deslanchou como ceramista. A partir desta quarta, 5/7, sua peça Guaraci (homenagem ao Deus-Sol indígena) estará exposta no Salão de Arte Popular Religiosa da maior feira de Artesanato da América Latina, a Fenearte, como a melhor peça em cerâmica.
“É um orgulho muito grande ganhar este prêmio tendo concorrido com gente do Brasil inteiro e, principalmente, com os mestres locais, ceramistas famosos como os de Caruaru”, diz Jane. “Acho que os jurados viram que minha peça conta uma história, a história da mitologia indígena, que nunca é lembrada, ao contrário de outras expressões religiosas, como a Católica e a Africana. Como educadora, sempre leio muito e procuro inspiração na cultura popular, nas nossas tradições. Acho importante passar uma mensagem e deixar cada espectador interpretar a arte por si mesmo”, revela.
A aldeiense, que mora e tem seu ateliê no Haras de Aldeia (km 20), conta que apesar do pouco tempo que vem se dedicando ao artesanato, já tem peças à venda no Centro de Artesanato de Pernambuco e em alguns cafés do Recife e de Olinda e também faz parte do Mapa Cultural de Aldeia. Suas primeiras peças foram reis e rainhas do maracatu, mas hoje em dia seu carro-chefe são as La Ursas, personagens do Carnaval pernambucano. “Peguei uma personagem conhecida da nossa cultura e dei um toque moderno a elas. Minhas La Ursas têm olhos psicodélicos, um pequeno toque que faz com que as pessoas reconheçam o trabalho como meu”.
Na Fenearte, Jane estará expondo seu trabalho também nos estandes 366 e 367 (Secretaria da Mulher do Recife), na Rua 14.
Para conhecer mais do trabalho dela acesse: https://www.instagram.com/ceramista_edcabral/
A Fenearte vai de 5 a 16 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco.
Cadastre-se para receber nossa newsletter.