Atenção, moradores de Aldeia que sonham com um parque público limpo e agradável para fazer suas caminhadas, levar as crianças para brincar ou simplesmente para desfrutar de um espaço democrático de convivência comunitária. Neste sábado, 26/10, estão todos convidados a dar sua contribuição para a realização deste sonho. Como parte da programação da Semana Lixo Zero em Camaragibe, haverá um mutirão de limpeza e pintura da fachada do Parque Aldeia dos Camarás (km 11) a partir das 9h.
Movimento realizado em dezembro de 2018
Rosa Santana, moradora que está ajudando na articulação do mutirão, explica que os próprios moradores de Aldeia tomaram a iniciativa de procurar a Prefeitura de Camaragibe para negociar formas de colocar o parque em condições de funcionamento, com limpeza, capinação, iluminação e segurança.
Imagem do parque feita por drone
“Temos conversado com o poder municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura, para ver de que forma a própria sociedade civil pode ajudar em coisas básicas, como a reforma da sede do parque, a pintura da fachada e a limpeza do ambiente. Temos tratado também da possibilidade de trazermos de volta o 20º Batalhão da Polícia Militar para Aldeia, dessa vez para se instalar no parque ou próximo a ele”, explica Rosa.
Dinossauro roubado no parque
O Parque Aldeia dos Camarás foi desapropriado pela Prefeitura de Camaragibe em 2011. Na época, a área foi designada como Espaço do Saber e, vinculado à Secretaria de Educação do município, seria uma espécie de “Espaço Ciência” municipal. A Prefeitura chegou a comprar duas esculturas de dinossauros, uma delas já roubada do local (foto) e a outra danificada. De lá pra cá o parque já foi palco de diversas polêmicas, continua sendo utilizado pela população – mesmo em situação tão precária – e nenhuma das benfeitorias previstas em seu projeto construtivo saiu do papel.
Cadastre-se para receber nossa newsletter.