Corriqueiros em um país onde a política do “promete tudo e cumpre nada” é extremamente presente, os problemas que nos cercam atormentam e prejudicam nossas vidas, nosso patrimônio e as futuras gerações que dependem do nosso esforço e comprometimento com a política, mesmo havendo uma grande omissão por parte de muitos. Como resultado, tais problemas só tendem a aumentar.
Falando de problemas, podemos citar a falta de pavimentação nos diversos bairros de Camaragibe, sendo extremamente preocupante no bairro de Aldeia.
Reconhecida pela grande oferta de atividades recreativas e de lazer, Aldeia também é reconhecida pela péssima infraestrutura viária à disposição dos que visitam e residem ali.
Isso, é claro, não agrada nem um pouco os visitantes.
Muitos moradores já se encontram em estágio de cansaço de tanto reclamar de suas ruas, que se encontram abandonadas pelo poder público. Se chove, lamaceiro. Se faz sol, poeira.
O primeiro passo, como já sabemos, é reconhecer o problema. Logo após, ir em busca de uma solução minimamente viável.
Uma solução interessante já pode ser vista em calçadas, condomínios, shoppings e, inclusive, na pavimentação de ruas de algumas cidades. Me refiro ao piso intertravado, também conhecido como bloquete. Suas vantagens são superiores ao asfalto e ao próprio paralelepípedo: ecológico, durável, de fácil manutenção na rede de drenagem e saneamento, esteticamente mais bonito, apropriado para o escoamento de água, favorável à diminuição da temperatura, além de mais barato que o próprio asfalto.
O fato de o bloquete ser ecológico é um ponto bastante positivo quando falamos de ruas como as de Aldeia, que não podem ser pavimentadas por estarem próximas de áreas ambientais, com o uso de asfalto rigorosamente proibido.
Dessa forma, as prefeituras passariam a adquirir o piso direto da fábrica, também oferecendo capacitação para as empresas locais com o intuito de que possam participar das licitações, ajudando também a girar a economia local. Outra ideia seria a abertura de fábricas para a produção deste e de outros tipos de pré-moldados de concreto, agilizando assim a aquisição de materiais essenciais para a manutenção da infraestrutura, logo também agilizando o serviço prestado.
Problemas não faltam, soluções também não.
* Carlos Eduardo é ativista político, presidente da juventude do PTB em Camaragibe e amante da leitura.
Cadastre-se para receber nossa newsletter.