Fernanda Navaes, 45, adorava armar árvores de Natal quando era criança. Depois que cresceu e se casou, passou a curtir as épocas do ano para enfeitar sua casa com todo capricho. E nessa brincadeira teve a ideia de alugar uma bicicleta dessas que vendem doces para animar o aniversário de 15 anos da filha, no ano passado. Enfeitou a bicicleta com tudo o que tinha direito e entrou na escola da menina com uma festa inteira sobre duas rodas. Ao sair da festinha surpresa, teve a ideia que mudaria sua vida: investir em festas temáticas usando bicicletas.
Em um ano já contabiliza mais de cem eventos e coleciona fotos incríveis de comemorações com temas como piquenique, boteco, queijos e vinhos, viagens, moda, vintage, Frozen, Minecraft e Pepa, entre outras.
A Festicleta, nome da empresa de Fernanda, tem dez bicicletas de carga, de diferentes cores, e realiza cada festa da forma mais personalizada possível, de acordo com o tema escolhido pelo cliente. Cada detalhe é pensado e produzido, desde as lembrancinhas – na festa “viagem” foram chocolates Kit Kat com embalagens imitando passaportes e na festa “boteco”, kits ressaca, com chá de boldo e neosaldina, por exemplo –, até o cenário onde fica a bicicleta. Geralmente é montado um painel ao fundo, onde são penduradas bandeirolas ou cordões de led, e algumas vezes o cuidado chega até ao piso, onde ela instala grama sintética ou um tapete de vinil imitando um assoalho específico.
A empresária conta que chega a fazer até duas festas no mesmo dia, mas prefere ser contactada com um mínimo de 15 dias para preparar todos os detalhes. A partir do tema solicitado, ela escolhe a cor da bicicleta, pesquisa todos os possíveis acessórios que tenham relação com o assunto, e aciona seus contatos para montar o leiaute da festa. “Amo bolar as peças, criar cada objeto, cada coisinha. Estou realizada”, alegra-se. No dia da festa ela participa pessoalmente do transporte e montagem da bicicleta e de toda a decoração. O trabalho da Festicleta pode se resumir apenas à locação da bicicleta até o pacote completo da festa, com os doces, salgados, lembrancinhas, bolo etc.
“O melhor de tudo é que não preciso sair de Aldeia para fazer uma festa completa e de altíssimo nível”, anima-se Fernanda.
“Aqui eu tenho parceiras maravilhosas que fazem doces, bolos, papelaria, marcenaria, fotografia, tudo!”. Ela diz que a grande maioria dos eventos que tem feito são ainda de clientes de fora de Aldeia. Mas acredita que isso vai mudar aos poucos, com a divulgação que os próprios eventos proporciona. “O que mais acontece é, depois de uma festa, eu receber ligações de convidados que estiveram no evento e ficaram interessados. Acho que é um movimento natural”. Quer uma festa com bicicleta? Fernanda Navaes (Festicleta) 81 9 8751 6050 Facebook: /festicleta
Cadastre-se para receber nossa newsletter.