Foram necessários apenas um dia e meio, três pedreiros e dois ajudantes para que os 150 metros quadrados de paredes de uma casa fossem levantados no condomínio Haras de Aldeia, no km 20 da PE-27. Construída em blocos de 1m x 3m de poliestireno, a construção receberá agora o revestimento de cimento e deverá estar pronta para os acabamentos em uma semana.
Se tivesse sido feita nos moldes tradicionais, com tijolos, seriam gastos pelo menos quatro meses para se chegar ao mesmo resultado. E o melhor: teve um custo 15% menor que o de uma construção convencional.
A primeira casa de isopor construída em Pernambuco, segundo o engenheiro Bruno Cabral, utiliza uma tecnologia italiana chamada Sistema Monolítico com EPS, considerada bastante versátil e resistente.
“As placas são compostas pelo poliestireno, cuja composição é 98% de ar, envolto em duas malhas de ferro e revestido por uma camada de concreto”, explica Bruno. A montagem das paredes é rápida porque dispensa vigas e pilares, e como o material não produz chamas, termina por proteger os sistemas elétrico e hidráulico em caso de incêndios.
Uma grande vantagem da casa de isopor é o isolamento térmico e acústico. Como não permite a troca de calor entre os ambientes interno e externo, mantém o interior da casa fresco em locais de clima quente. Também não absorve umidade, evitando mofo, fungos e cupins.
“Quanto à sustentabilidade, podemos listar uma série de vantagens, entre elas o fato de que o material é 100% reciclável, sua execução exige 75% menos de consumo de água, e a obra não gera entulhos – lembrando que a construção civil é responsável por 60% dos resíduos sólidos urbanos”, descreve o engenheiro.
Bastante comum em países da Europa e em algumas cidades do Sudeste do Brasil, o sistema monolítico com EPS se adapta a qualquer estilo arquitetônico e pode ser usado tanto para paredes como para coberturas, escadas e até alicerces.
As placas usadas na construção de Aldeia vêm de uma fábrica de Salvador (BA) e por enquanto somente a Bruman Engenharia utiliza a tecnologia com blocos de EPS em Pernambuco.
Quer saber mais? Acesse o site da empresa ou ligue para (081) 4121-0034.
Cadastre-se para receber nossa newsletter.