Depois de ouvir os prefeitos de Camaragibe e Paudalho, fomos saber do Fórum Socioambiental de Aldeia (FSaA) de que forma a sociedade civil de Aldeia se organizou este ano.
Entidade civil apartidária e aberta a toda a comunidade, o FSaA se reúne duas vezes ao mês para discutir os problemas de Aldeia e buscar soluções junto aos órgãos públicos. O ano de 2017 foi de muito trabalho para os membros do Fórum, todos voluntários.
Lutas antigas, como a transformação da PE-27 em Estrada Parque, a reabertura do parque municipal em Aldeia e o videomonitoramento da estrada, se não chegaram a se tornar realidade, estão mais perto do que nunca de saírem do papel.
Confira os principais assuntos trabalhados pelo FSaA nas palavras do presidente Herbert Tejo:
Estrada Parque
Já no primeiro semestre conseguimos uma audiência com o governador Paulo Câmara, em que apresentamos e defendemos o projeto de transformar a Estrada de Aldeia numa via humanizada, com pistas para pedestres e ciclistas. Apesar de não ter resultado em algo concreto, a reunião foi importante por ter dado uma dimensão maior ao projeto, inclusive com espaço na grande mídia.
Outro fato importante foi o cumprimento de um compromisso que o empresário César Dantas, daqui de Aldeia, havia firmado conosco de construir o piloto da Estrada Parque em frente ao seu estabelecimento. Com isso, temos agora uma vitrine de 40 metros para que todos vejam, materializada, como ficará a rodovia se transformada em Estrada Parque.
E por fim, foi muito importante termos conseguido a adesão do prefeito eleito de Camaragibe, Demóstenes Meira, que, com um entusiasmo surpreendente, chegou a declarar que essa obra passou a ser um dos compromissos mais fortes de sua administração.
De Olho em Aldeia
O segundo projeto de grande dimensão em que trabalhamos este ano é o De Olho em Aldeia. É uma proposta ousada, pois prevê que a comunidade se organize e desenvolva todas as etapas do videomonitoramento de 18 quilômetros da Estrada de Aldeia (do km 2 ao km 20).
Ao longo de 2017, com muito trabalho, conseguimos conquistas significativas. Das quatro ilhas projetadas – cada uma com sete postes de monitoramento, cada poste com duas câmeras fixas e uma móvel –, já conseguimos instalar nove postes e comprar mais sete.
Também já fechamos o patrocínio de duas ilhas: do km 10 ao km 14, os postes serão bancados pelos condomínios. E do km 9 ao km 10 (que chamamos de Ilha Comercial, porque é o trecho onde tem maior concentração de comércio) será patrocinada pelos empresários locais.
Brigada contra incêndios
Infelizmente temos uma cultura muito forte de queimar o lixo em nossa comunidade e isso é um potencial agravante para incêndios e desastres. Por isso, uma preocupação antiga que tínhamos era de formarmos uma brigada ambiental, o que conseguimos fazer este ano com o apoio da Prefeitura de Camaragibe e Ibama, que formou a 1ª Brigada Civil de Combate a Incêndios, constituída por 40 voluntários.
Comitê de Bacias
Também este ano, o Fórum passou a participar com um conselheiro no Comitê de Bacias dos Pequenos Rios da Metropolitana Norte, representando a sociedade civil. É um campo muito importante de atuação, pois são muitos rios inseridos dentro da Área de Proteção Ambiental Apa Aldeia-Beberibe, e neste comitê são discutidos temas fundamentais, como a cobrança pelo uso da água no território das bacias hidrográficas.
APA Aldeia Beberibe
No conselho gestor da APA Aldeia Beberibe, desde a sua fundação, o Fórum – representando o segmento sociedade civil – se destaca por sua atuação. Apesar de ter tido seu pleito de criação de uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) para gerir a APA recusado, o Fórum teve papel de destaque nas reuniões do conselho gestor, acompanhando de perto e intervindo na condução de projetos como o estudo para implantação de corredores ecológicos e de educação ambiental com viés vivencial.
Segurança
No plano da segurança, estivemos ao longo de todo o ano ouvindo e interagindo com a guarda municipal e as polícias civil e militar, não só abrindo espaço para esse debate com a comunidade, mas também atuando proativamente para a manutenção da sede da 3ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar, que ia sair de Aldeia e voltar para São Lourenço por problemas no imóvel que ocupava.
Graças à intermediação do Fórum junto à prefeitura e ao proprietário do imóvel, o contrato de aluguel foi renovado por mais um ano e o projeto de construção de uma nova sede – com ajuda da prefeitura e empresários locais – está em andamento.
Parque municipal
Também durante todo o ano de 2017, o Fórum se uniu à prefeitura de Camaragibe no esforço para a liberação do parque, que está embargado. A prefeitura fez uma revisão no projeto e nós acompanhamos tudo junto a outros movimentos sociais, tentando chegar a um consenso sobre a utilização do espaço. O prefeito Meira, recém empossado, esteve na reunião do Fórum e nos garantiu que vai colocar o parque para funcionar.
Cadastre-se para receber nossa newsletter.