Encravada dentro de uma área de proteção ambiental legalmente constituída, a APA Aldeia-Beberibe, a região de Aldeia povoa o imaginário de quem não mora aqui como um lugar pacato, bonito, arborizado. Quem mora aqui há muito tempo, ainda guarda na lembrança uma Aldeia de clima agradável, tranquila, verde e bucólica.
Infelizmente, a realidade hoje é bem outra. A região está muito maltratada, tanto pelos poderes públicos quanto pela comunidade. Claro que não se pode generalizar, mas o fato é que estamos cada vez mais distantes do que Aldeia foi um dia e se não despertarmos logo para a responsabilidade de cada um, pode ser tarde demais.
https://poraqui.com/aldeia/sem-dinheiro-der-diz-que-faz-o-que-pode-pela-estrada-de-aldeia/
Prestes a completar um ano de reportagens sobre Aldeia, o PorAqui lamenta que o descaso com a coisa pública seja tão grande. Nas fotos que se seguem podemos ver como se encontra nossa Estrada, por exemplo, a espinha dorsal que une todos nós, moradores de Aldeia, e por onde passamos diariamente. Uma estrada mal feita, mal conservada e que despreza totalmente quem anda a pé ou de bicicleta.
Se o Governo do Estado e as prefeituras não fazem sua parte – em que gaveta anda o projeto de Estrada Parque, por exemplo? – muitos granjeiros, comerciantes e condomínios também se omitem, ao não capinar suas fachadas, não pavimentar a frente de seus negócios, depositar lixo em locais inapropriados etc. Sem falar nos quilômetros e mais quilômetros de muros cada vez mais altos que poderiam obedecer um mínimo de senso estético se fossem pelo menos disfarçados com cercas vivas.
Nesses quase 365 dias (completam-se no dia 23/5), o PorAqui denunciou diversas vezes, foi até o DER conversar com o presidente (que disse que não há dinheiro para nada), esteve no gabinete dos prefeitos de Paudalho e de Camaragibe (o primeiro também alegou falta de verba e disse que a responsabilidade pela rodovia é do Governo do Estado e o segundo prometeu que vai construir a Estrada Parque até o km 14 antes de terminar seu mandato) e acompanhou a elaboração do projeto da sociedade civil que prevê a humanização da PE-27 com a construção de ciclovia, passagem para pedestre e recuos para parada de veículos. Até o momento, além do trecho construído no km 11 pelos empresários César e Bruno Dantas (foto acima), nem uma pá de cimento foi colocada na construção de uma nova estrada.
Vamos continuar acompanhando e cobrando. Se você tem alguma sugestão ou comentário, interaja conosco, participe deste debate. Afinal, Aldeia é de todos nós!
Cadastre-se para receber nossa newsletter.