Neste sábado (28) e domingo (29), o futuro de Aldeia estará em discussão durante a I Mostra Sustentável de Aldeia, iniciativa do site Aldeia da Gente (www.aldeiadagente.com.br) e Fórum Socioambiental de Aldeia, que acontece na Galeria Aldeia Boulevard (km 9,8), com o subtema “A Natureza da Gente”. “Escolhemos este tema por entendermos que o primeiro passo para estimular as pessoas a serem mais sustentáveis é mostrando a elas a riqueza que há no seu entorno em termos de meio ambiente”, explica a jornalista Tatiana Portela, uma das organizadoras do evento.
A Mostra tem, segundo ela, três focos: apresentar, provocar e inspirar.
“Teremos uma mostra fotográfica e o lançamento de uma publicação com fotografias da fauna e flora de Aldeia. Queremos apresentar a nossa biodiversidade, pois muitas pessoas que vivem aqui nem sabem diferenciar um timbu de um quati, por exemplo”, cita. “E também lançaremos a revista infanto-juvenil “A Natureza de Aldeia”, que ensina, com atividades divertidas, o que é a Mata Atlântica e como preservá-la.
Para provocar a população, o evento promoverá rodas de conversa, no sábado à tarde. A população será convidada a conhecer a região que desde 2011 tornou-se Área de Proteção Ambiental, a APA Aldeia-Beberibe. Conhecerá também o trabalho do Fórum Socioambiental, entidade da sociedade civil, apartidária, que articula o diálogo com os poderes públicos com a comunidade na busca de solução para problemas como segurança, mobilidade e meio ambiente. Outros temas de interesse comum, como a destinação do lixo e a perturbação do sossego, também serão pauta das discussões.
Para inspirar moradores e visitantes de Aldeia a causarem menos impacto ao meio ambiente em seu dia a dia, empresas e pessoas físicas que trabalham com o tema foram convidadas para para apresentarem suas experiências e soluções. Entre outras, estarão presentes a rede de Comunidades que Sustentam Agricultores (CSAs), que funciona em Aldeia e proporciona alimentação saudável em troca de sustentabilidade para pequenos produtores; além de artesanato sustentável, brechó e oficinas de brinquedos, apresentação musical e cineambiental. Quem quiser levar pra casa uma muda ornamental, de árvore da Mata Atlântica e frutífera, suculenta ou hortaliça, deve levar um quilo de alimento não perecível para trocar no estande do projeto Amor de Muda.