O projeto de transformar a Estrada de Aldeia (PE-27) numa Estrada Parque, elaborado pelo Fórum Socioambiental de Aldeia, foi debatido nesta segunda-feira (4) em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado. Convocada pelo deputado Paulo Dutra (PSB), a audiência teve um grande público, formado por moradores, estudantes e gestores de escolas públicas e representantes de organizações comunitárias.
O projeto do Fórum tem como objetivo tornar a Estrada de Aldeia mais segura, acessível e bonita, aliando a proteção e a autoestima do aldeiense ao fomento ao turismo na região. Para isso, considerou primeiramente os pedestres e ciclistas, que atualmente correm muitos riscos pelo fato de a estrada não ter calçadas e poucos trechos com acostamento, e o paisagismo.
‘Ao construirmos o projeto, pensamos na segurança de quem anda a pé, de bicicleta e a cavalo, e também no paisagismo, incluindo o plantio de árvores ao longo da rodovia. Para baratear e tornar o projeto mais factível, calculamos as possibilidades a cada quilômetro de forma que não seja necessário fazer desapropriações’, explicou o presidente do Fórum, Herbert Tejo.
Durante a audiência, as secretarias estaduais de Infraestrutura e de Meio Ambiente, assim como a OAB, elogiaram o projeto e se colocaram como parceiros para tentar viabilizá-lo.
O presidente do Fórum informou que já apresentou o projeto a dois prefeitos, dois secretários e até ao governador. E que agora, com o apoio dos deputados estaduais e também de parlamentares federais com quem tem se reunido, acredita que um trecho de três ou quatro quilômetro a partir do parque municipal pode ser construído como pontapé inicial da estrada.
Entre os participantes da audiência, alunos das escolas Tito Pereira, Major Lélio e São Miguel se manifestaram pedindo por mais segurança nas imediações de seus colégios. A diretora do Tito, Anitta Cantarelli, aproveitou para sugerir que um trecho do projeto seja instalado em frente à sua escola, que fica no km 12.
O deputado Paulo Dutra elogiou a proposta de quebra de paradigma imbutida no projeto, já que ele substitui a tradicional engenharia de tráfego por uma arquitetura sustentável que valoriza o cidadão e o ambiente.
Já o deputado Romero Sales, tsmbém da Comissão de Meio Ambirnte, ressaltou a importância da participação popular na construção da proposta. ‘Este é um projeto muito interessante que utiliza a arquitetura como transformador social porque vai integrar as várias Aldeias que existem no território de Aldeia. E, ao trazer o projeto já criado pela própria comunidade, o Fórum Socioambiental sai da posição mais comum, que é de esperar pelo poder público, e assim, já acelerou o processo’, resumiu.
Fotos: Nando Chiappetta/Alepe
Cadastre-se para receber nossa newsletter.