A partir da mobilização do Fórum Socioambiental de Aldeia, o Parque Aldeia dos Camarás, que fica no km 11, pode estar mais perto ganhar obras de infraestrutura. Convidado a conhecer a situação do espaço e a articulação do Fórum junto à Prefeitura de Camaragibe para reformar o equipamento, o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) anunciou que destinará, em 2020, uma emenda no valor de R$ 500 mil para a infraestrutura do parque (como iluminação, reforma e limpeza).
A emenda, individual, está registrada com o número 3080014 LOA 2020 (PLN22/2019-LOA 2020) na rubrica Área 08 – Desenvolvimento Urbano – Hab. Saneamento e infraestrutura do Ministério do Desenvolvimento Regional para apoio ao desenvolvimento urbano em municípios pernambucanos. O valor total da emenda é de R$ 1.400.000,00 e, segundo a assessoria do deputado, somente no início do ano legislativo (2020) o sistema reabre para a divisão dos valores. E por volta do mês de março a emenda, já com as especificações, será publicada em Diário Oficial. A partir de então, abre-se um prazo para que a Prefeitura de Camaragibe apresente a documentação se mostrando apta a receber a verba.
Procurada, a prefeita Nadeji Queiroz afirmou que a retomada do parque é uma grande vontade popular e, por meio de sua assessoria, adiantou que a Prefeitura está habilitada a receber a emenda. “O deputado cumprindo com a parte burocrática que cabe ao gabinete dele; a Prefeitura fará a aplicação de acordo com a indicação do deputado”, diz a nota da Secretaria de Comunicação.
Segundo a representante do Grupo de Trabalho do Fórum Socioambiental que acompanha a situação do parque, Luciane Nascimento, ‘a comunidade vai monitorar de perto a chegada e a aplicação de cada centavo dessa verba, porque o parque é um direito da população de Aldeia, que já espera há anos para usufruir dele’.
Enquanto o dinheiro não chega, a comunidade se reúne para tentar ocupar cada vez mais o espaço. Em outubro, o GT do Fórum encabeçou a pintura da fachada com tinta branca e já articula, para o próximo dia 30/11, uma ação de pintura com pigmentos naturais e grafitagem envolvendo alunos das escolas de Aldeia. Na mesma data deve ocorrer uma reunião com lideranças comunitárias, dentro do parque, para a definição de outras atividades, como um bazar natalino e brincadeiras infantis no fim do ano. Tudo com o objetivo de manter o parque na agenda dos aldeienses e valorizar o movimento de recuperação da área.