Como parte da campanha contra a construção do arco viário metropolitano passando por dentro da APA Aldeia-Beberibe, alunos das escolas públicas e privadas de toda a região fizeram desenhos e escreveram cartas endereçadas ao governador Paulo Câmara. Hoje (quinta, 27/5), dia em que se comemora a Mata Atlântica, um pequeno grupo irá fazer a entrega simbólica das 150 cartinhas. Quem vai receber as crianças é o secretário estadual de Meio Ambiente, José Bertotti, e o presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Djalma Paes.
Na noite de ontem duas das crianças que escreveram cartas ao governador, Maria Portela e Sofia Beltrão, participaram da live de lançamento da música Arrudeia, composta pela aldeiense Claudia Souza e gravada por Flaira Ferro, com arranjo de Rogério Samico. A canção alerta que os ecossistemas não resistirão a mais uma agressão como a que seria causada por uma obra como o arco e que as “nossas matas, já minguadas, vão diminuir”. Num tom de marcha que vai num crescente, a música diz que “o homem insiste aos sinais e o progresso da ganância é o que está por vir”. E pede: “Chega! Tá na hora de mudar, de cuidar e preservar”. Pra fechar, diz que o arco é insano e chama: “vamos todos dizer não. Arrudeia e vai por lá”.
A campanha Arrudeia é encabeçada pelo Fórum Socioambiental de Aldeia, entidade de moradores que lutam pela preservação de Aldeia. Além da mobilização social, com lives e debates nos veículos de imprensa, abaixo-assinado online (https://arrudeia-arcoemaldeianao.eco.br/) e venda de camisas e adesivos (na loja Aldeia Pedras, km 9), a campanha tem buscado o diálogo com o Governo do Estado e especialistas da área ambiental em todo o país para discutir o assunto.
Para saber mais e participar da campanha, acesse as redes sociais do Fórum Socioambiental de Aldeia:
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC5m0SpjKhdbMmqoJzVU7RpQ
Instagram: https://www.instagram.com/forumsocioambientaldealdeia/
Facebook: https://www.facebook.com/forumdealdeia
Cadastre-se para receber nossa newsletter.