A ideia já existia há algum tempo na cabeça de Rodrigo de Moraes, jovem arquiteto pernambucano, na forma de um comércio de conveniência para ambientes corporativos. O surgimento da pandemia de Covid-19 e as restrições de mobilidade impostas por ela fizeram a “ficha terminar de cair” e ele vislumbrou um filão bem mais amplo. Chamou três amigos da época do colégio e criou o Mercado Honesto, um modelo de minimercado que funciona dentro de prédios e condomínios com um mix de cerca de 300 rótulos e que já está virando moda em Aldeia.
Funciona assim: o condomínio contrata a empresa sem pagar absolutamente nada, precisando apenas ceder um espaço para a instalação do minimercado. O Mercado Honesto leva as gôndolas, geladeiras, freezers, maquineta de cartão (de crédito, débito ou carteira digital) e todos os produtos, que vão de mercearia a limpeza, bebidas e sorvetes. Tanto a manutenção dos equipamentos como a reposição dos itens ficam a cargo da empresa. Os condôminos têm acesso livre aos produtos. É só chegar, escolher, pagar na máquina de cartão e levar pra casa.
“Pensamos em disponibilizar um mix de produtos que possam ser úteis no dia a dia das pessoas de variados perfis: da mãe que quer um lanche prático para as crianças àquela pessoa que quer tomar uma cervejinha no fim da tarde ou o funcionário que quer dividir um refrigerante na hora do almoço”, exemplifica Rodrigo de Moraes. “Sem falar que o mercado funciona 24 horas, o que é mais uma vantagem e pode ‘salvar’ os moradores em muitas ocasiões”, lembra.
Segundo Danilo Monteiro Falcão, morador do Alvorada, o espaço do mercado virou um point. “No nosso condomínio tem sido um sucesso entre pessoas de todas as idades, desde o mais velho até os mais novos, como minha filha, de cinco anos, que virou cliente vip do mercado. E os adultos aproveitam para se encontrar, trocar uma ideia, tomar uma bebida”, conta, lembrando que “muitas vezes a gente precisa de um ingrediente, num prato de fim de semana, e é muito cômodo poder resolver o problema sem sair de casa”.
Para João Vianéis, síndico do Privê Quatro Estações, “tem sido muito interessante contar com essa disponibilidade dentro do condomínio. Às vezes a gente precisa de um refrigerante, um sorvete, e não tem de pegar o carro e andar quatro ou cinco quilômetros pra comprar. Dá pra economizar tempo, combustível e riscos. É uma coisa nova, também, essa experiência de pegar, pagar e levar, uma espécie de self service”. Depois de dois meses de instalação do mercado no Quatro Estações, João diz que a satisfação dos moradores tem sido total.
O empresário Rodrigo de Moraes lembra que, além da comodidade, segurança, variedade dos produtos e do fato funcionar 24h, o Mercado Honesto também tem preços acessíveis. Por oferecer itens de alta rotatividade e já contar com um centro de distribuição (no bairro do Parnamirim), a empresa consegue praticar preços bastante em conta. E como a proposta dispensa qualquer tipo de empregado, a aposta é na honestidade. “Me perguntam bastante sobre a responsabilidade de furto ou até na inocência de uma criança retirar produtos. Devemos nos fazer a seguinte pergunta: O que estamos deixando para as próximas gerações? Acho uma ótima oportunidade de trabalhar esse conceito em nosso lar. Risco de furto existe e é arcado por nós, o condomínio não tem ônus algum com os raros desvios. Estamos dispostos a investir na filosofia da honestidade a fim de estabelecer uma relação de confiança e parceria com os nossos clientes. Com quase 1 ano de empresa não tivemos maiores problemas.”
Ao lado de Júlio Vanderlei, Bruno Miranda e Thiago Hinrichsen, Rodrigo de Moraes comemora o sucesso do Mercado Honesto que, com menos de um ano de formalizado, já está em 12 prédios da Zona Norte do Recife, no Alphaville Francisco Brennand (Curado) e em cinco condomínios de Aldeia. Ele diz que já está nos planos a instalação de mais um centro de distribuição, em Aldeia, para facilitar a logística e baratear os custos de operação nesta região.
“Estamos muito felizes com os resultados da empresa, não só pelo lado empreendedor, mas também por estarmos prestando um serviço de qualidade e que tem se mostrado tão útil para as pessoas. É muito gratificante ouvir de nossos clientes que nós conseguimos intervir no seu dia a dia de forma positiva. Uma outra vantagem do nosso serviço, que até nos surpreendeu, é que ele agrega valor aos prédios e condomínios. Já vemos corretores de imóveis, aqui no Recife, que começam a mostrar o prédio a partir do mercado. É um grande atrativo pra quem busca praticidade, especialmente em tempos de pandemia, e poder resolver as coisas sem sair de casa e a qualquer hora, hoje em dia, é mais do que necessário”, atesta Rodrigo.
Serviço:
Mercado Honesto
@mercado.honesto
[email protected]
Rua Professor Andrade Bezerra I Parnamirim I Recife-PE
(81) 98263-5298 | (81) 99145-1715
Cadastre-se para receber nossa newsletter.