Uma cena triste e cada vez mais frequente em Aldeia é de animais abandonados e se reproduzindo pelas ruas. Problema que seria minimizado se as prefeituras oferecessem a castração gratuita para quem não pode pagar. Em Paudalho, desde o ano passado, a Unidade de Zoonoses, que fica no Alto Dois Irmãos, realiza cirurgias de castração todas as segundas-feiras. Mas a grande novidade é que a Prefeitura inaugurou, na semana passada, o primeiro castramóvel do município, com capacidade de realizar até 50 cirurgias por dia.
Segundo a secretária de Saúde de Paudalho, Lúcia Matias, o equipamento funcionará como um ponto itinerante de castração e percorrerá tanto a área urbana da cidade como a rural. Podem ser castrados cães e gatos machos e fêmeas e neste primeiro momento terão prioridade tutores de baixa renda, com muitos animais e protetores.
O equipamento, que custou cerca de R$ 200 mil, é fruto de um projeto junto ao Ministério da Saúde – que pagou parte do valor do veículo – e recursos do município, responsável por todo o custeio e manutenção (equipamentos, instrumentais, insumos pra cirurgia, medicamentos e contratação de pessoal).
A castração é a melhor forma de controle populacional de animais de rua, segundo os especialistas, e ainda pode prevenir doenças nos pets. De acordo com a veterinária Regiane Bezerra, de Aldeia, a castração reduz o risco de câncer de mama e infecção no útero para as fêmeas, assim como diminui a propensão a câncer de próstata entre os machos. Os animais também ficam mais tranquilos, brigam menos e não têm os descontrolados impulsos sexuais dos adultos em idade reprodutiva.
O procedimento ainda facilita a vida dos tutores, porque reduz a demarcação de território com urina pelos machos, acaba com o sangramento vaginal das cadelas e evita os miados excessivos das gatas no cio. A castração também pode ser vista como uma boa solução financeira para quem não pode arcar com os custos de uma ninhada depois da outra.
Segundo a Secretaria de Saúde de Paudalho, alguns critérios devem ser seguidos para que o animal passe pelo procedimento cirúrgico. Podem ser castrados cães e gatos de raças indefinidas, entre 6 meses e 5 anos de idade, que tenham até 20 kg. É recomendado que os mesmos já tenham sido vermifugados e estejam com as vacinas em dia.
Para realizar o agendamento, o proprietário do animal deve procurar o Centro de Zoonoses, localizado na comunidade Alto Dois Irmãos, ou entrar em contato com um agente comunitário de saúde (ACS) da Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Também é possível agendar o atendimento através do telefone (81) 9 9988-3931.
Já em Camaragibe, o castramóvel ainda é um sonho. Na gestão passada, o município chegou perto de conseguir seu equipamento, através de uma emenda parlamentar do deputado Daniel Coelho. Mas por falta de documentação, a Prefeitura perdeu a chance. Agora, segundo a Vigilância Ambiental, existe uma proposta no Ministério do Meio Ambiente de um novo pedido de castramóvel. É torcer para que dessa vez dê certo!
Cadastre-se para receber nossa newsletter.