A diretora de Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Camaragibe, Laura Oliveira, informou nesta sexta-feira, 22/10 que a chegada de um castramóvel para o município só depende agora da burocracia. Ela explica que a verba de R$ 261 mil de emenda parlamentar (do deputado Daniel Coelho) foi destinada à compra de um trailer e capacitação do pessoal da Seplama com o objetivo de instalar o equipamento itinerante de castração de cães e gatos. A Diretoria de Meio Ambiente elaborou o projeto, encaminhou para o Ministério do Meio Ambiente e agora está esperando a liberação da verba. A expectativa da diretora é de que o castramóvel esteja a todo vapor no início do próximo ano.
“No início daremos prioridade aos tutores de baixa renda e cuidadores de animais, aqueles que acolhem animais de rua. Ao mesmo tempo em que faremos as castrações, pretendemos também realizar ações educativas com a população em geral e nas escolas, mostrando que não se deve maltratar os animais e muito menos abandoná-los”, diz Laura. Ela conta que o trailer vem com equipamentos básicos e a gestão municipal arcará com a manutenção e compra de insumos.
Adotado em outros municípios pernambucanos, o castramóvel é uma antiga reivindicação das entidades de defesa animal em Camaragibe e uma forma de reduzir a proliferação de animais de rua. “Nós, ativistas da causa animal, estamos esgotados de tantos problemas e sofrimento, com a quantidade de animais abandonados nas ruas, não temos lares para todos e recursos financeiros escassos. Já passou da hora do poder público tomar providências. Temos esperança de que o Programa de Controle Populacional de cães e gatos no município seja efetivado”, declara Luciane Nascimento, do Projeto Patinha.
Cadastre-se para receber nossa newsletter.