Desde que o mundo é mundo as plantas são usadas pelo ser humano como medicamento. Mas você sabia que além de sua composição química, que possui elementos poderosos para a nossa saúde, os vegetais também têm alma? E que por isso a forma como são tratados, manuseados e colhidos influencia nessa capacidade de cura?
Quem estuda isso é a alquimia espagírica e em Aldeia temos um especialista no assunto, Daniel Fialho, que está lançando a linha de produtos Ânima Vegetal (que significa “alma das plantas”), de óleos essenciais, hidrolatos, tinturas e sabonetes, e um curso para quem quiser aprender a produzir seus próprios preparados.
Daniel, que é terapeuta Tacai (método que integra acupuntura e alquimia) tem diversas formações em Medicina Tradicional Chinesa, tanto no Recife quanto na China, Alquimia e está concluindo o curso de tecnólogo em Práticas Integrativas Complementares. Morador de Aldeia desde que nasceu, ele conta que a grande maioria das ervas que utiliza nos produtos da Ânima Vegetal é de cultivo próprio ou de agricultores parceiros. Entre elas, colônia, alecrim, erva doce, menta, eucalipto, sálvia, camomila, palo santo, canela em pau e em folha, cidreira, citronela e cravo.
“O grande diferencial é que não fazemos simplesmente uma extração química, mas um processo que leva em conta a relação com o vegetal, desde o respeito e a forma de cultivo e extração até o horário específico da colheita e das destilações. Tudo isso é alinhado com princípios alquímicos e astrológicos”, conta Daniel. “Trabalhamos com biodinâmica, observando a dinâmica da natureza, do próprio vegetal, a época do ano, os horários do dia e os astros, como a lua, que influencia muito nos fluidos da planta”.
O terapeuta explica que os óleos essenciais têm como subprodutos o hidrolato, ou hidrosol, e o sabonete. O hidrolato é a água que carreia o óleo essencial no processo de destilação e contém as propriedades do óleo numa porcentagem que é mais segura de se utilizar e pode ser muito útil para a aromaterapia para pets, crianças e idosos, por exemplo. Além disso, o PH do hidrosol é muito compatível e benéfico para nossa pele e cabelo. Também pode ser utilizado na culinária e na perfumaria botânica.
Daniel conta que os sabonetes são à base de glicerina vegetal do óleo de babaçu e contém hidrolatos, óleos essenciais e florais. As ervas utilizadas são divididas, de acordo com suas propriedades, nos quatro elementos da natureza. Por exemplo, canela, alecrim e cravo são ligadas ao elemento fogo e aumentam o metabolismo, traz ânimo. A erva doce, alecrim e a sálvia fazem parte do elemento terra, que remete à concentração e à força física. Menta, eucalipto e lavanda são do elemento ar, proporcionando frescor e tranquilidade mental. Já lavanda, colônia e camomila são água, trazem relaxamento e calma. Já nos florais, que são as frequências eletromagnéticas das plantas, e que também vão nos sabonetes, as plantas de que correspondem aos elementos são: hibisco, para o fogo, orquídea para a água, trombeta e jasmim para o ar e a bouganville para a terra.
Já o curso que o terapeuta ministra na sede da Universidade Aberta do Terapeuta (Unate), no km 4,5 de Aldeia, é de alquimia espagírica no método Tacai. O curso dura o tempo de uma estação do ano, que é de três meses, e ensina técnicas de destilações e preparados, tanto as mais clássicas quanto as desenvolvidas por ele mesmo.
“Durante as aulas vemos os conceitos da alquimia e da espagiria, desde a história até a maneira de fazer os preparados, além dos equipamentos que são acessíveis, que a gente mesmo pode desenvolver, até os mais complexos. Também mostramos um pouco das práticas terapêuticas que vão tratar os aspectos da relação alquímica da leitura do mapa natal até as técnicas de massagens, pontos acupunturais, ventosas, mochas etc.”, detalha Daniel, informando que uma nova turma deve ter início no equinócio de outono, por volta de 21 de março de 2022.
Os produtos estão à venda na UNATE (Rua Humberto Teixeira, 251, no km 4,5 da Estrada de Aldeia) e nas principais feirinhas locais.
E atenção: Neste domingo, 5/12, estarão disponíveis na Feira Livre de Produtos Orgânicos, Agroecológicos e Artes em Geral, que acontece das 5h às 12h no Aldeia Green Park, km 10.
Para mais informações sobre os produtos e cursos: (81) 9 8872 5663 e (81) 9 8529 2520.
Saiba mais:
https://unate.com.br
O que é o Método TACAI: https://unat-aban.blogspot.com/p/metodo-tacai.html
UNATE: https://unat-aban.blogspot.com/p/aban-e-unat_25.html
Cadastre-se para receber nossa newsletter.