Nascida e criada em Bonito, cidade a 140 km do Recife e conhecida pelas cachoeiras e paisagens deslumbrantes, Andreza Silva (30 anos) terminou a faculdade de Biologia no ano passado e juntou duas paixões, unindo hobby e profissão. Ela, que desde pequena gosta de observar a natureza e de desenhar, agora faz identificação de aves e é ilustradora científica.
E para chamar a atenção sobre a avifauna endêmica e ameaçada da Mata Atlântica Nordestina, ela preparou – como trabalho de conclusão de curso – 36 aquarelas impressionantes que agora estão em exposição no Laboratório de Ecologia & Evolução de Aves, o Ornitolab, da Universidade Federal de Pernambuco (https://www.ornitolab.org/aves-da-mata-atlantica-by-andreza-silva).
De acordo com o texto introdutório da exposição, a Mata Atlântica é o bioma mais afetado pela ação humana dentre os ambientes naturais brasileiros, sendo que, no Nordeste, apenas 2% das florestas atlânticas originais continuam de pé. Grande parte dos animais que vivem na região, entre eles diversas aves, encontra-se ameaçada de extinção.
“Para o meu TCC, ilustrei todas as aves endêmicas da Mata Atlântica Nordestina. Dessas, a grande maioria está inserida em alguma categoria de ameaça, na lista nacional ou na internacional”, conta Andreza. Por meio das ilustrações e da exposição, a artista espera divulgar a importância da preservação da avifauna brasileira.
Além das ilustrações pintadas em aquarela, a exposição traz informações como as características físicas de cada ave, situação de preservação/ameaça, como se alimentam e se reproduzem e sua distribuição geográfica. Um material riquíssimo para quem estuda o tema ou simplesmente se interessa por aves e a fauna nordestina.
Autodidata, Andreza Silva conta que desde pequena desenha a natureza inspirada no ambiente rural onde vive, cheio de montanhas, riachos e cachoeiras. Ela diz que atualmente está estudando para residência e para concurso, mas que pretende continuar trabalhando com identificação de aves e ilustração científica. E adianta: “Ainda não tenho planos de ensinar, mas no próximo ano vou dar uma aula de ilustração científica em uma disciplina, a convite do meu orientador”.
Onde:
Laboratório Ecologia, Biogeografia e Evolução de Aves Universidade Federal de Pernambuco – Departamento de Biociências – Av. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária
Cadastre-se para receber nossa newsletter.