Quando alugou uma casa de dois andares cercada por mata, em Aldeia, para morar com os três filhos, em 2020, a designer pernambucana Raquel Uchoa resolveu retomar uma ideia que estava adormecida há alguns anos. Com tanto espaço sobrando, um ambiente tão sossegado e agradável, por que não alugar um cômodo e gerar uma renda extra, resgatando um antigo projeto que executou entre 2015 e 2016, quando morava em Olinda?
Como a casa ainda não estava terminada, Raquel investiu numa reforma pensada para alojar hóspedes, transformou uma garagem numa super suíte decorada e mobiliada, construiu apoio para a área da piscina, plantou árvores e se empolgou com o negócio. Somente a casa de Aldeia lhe rendeu R$ 53 mil em um ano. Mas estava ali a semente do empreendimento que ela viria a criar, a startup Estadia Afetiva, que menos de dois anos depois acaba de receber um aporte de 50 mil euros e está de malas prontas para prospectar o mercado de Portugal.
“Sempre gostei de reformar ambientes nas casas em que morei para acomodar hóspedes. Logo percebi que administrar casas de terceiros, sempre fazendo intervenções para deixá-las com a cara de estadia afetiva, era um negócio que tem muito potencial”, conta Raquel. A ideia virou startup, foi incubada no Porto Digital e conquistou seu primeiro sócio-investidor.
O diferencial da startup em relação à plataforma AirBnb, segundo a empresária, é que ela agrega a gestão do imóvel ao gerenciamento das locações. “Muita gente tem o imóvel, mas não quer ter o trabalho com a gestão. Nós cuidamos disso!”, explica Raquel. E estamos planejando vários outros serviços agregados, como estratégias de marketing para divulgação dos imóveis e até consultoria para imóveis mal utilizados que podem se transformar em excelentes opções de hospedagem.
“Uma coisa interessante que eu percebi é que as pessoas gostam de se sentir em casa. Muitas vezes têm dinheiro pra pagar um hotel cinco estrelas, mas preferem estar numa casa com ambiente de casa mesmo, gostam de estar num lar. Muitas vezes pequenas intervenções podem tornar um imóvel ou até um cômodo um espaço aconchegante e isso agrega valor ao produto”, detalha a empresária.
Uma carteirinha de fidelidade foi outra novidade pensada por Raquel para cativar a clientela. São três categorias, de acordo com o tipo de hospedagem contratado, e que dão direito a descontos progressivos em futuras experiências. Quem recebe o cartão também fica sabendo das novidades com prioridade.
Além dos preparativos para a inserção no mercado europeu, a startup está construindo sua plataforma virtual, em que os imóveis serão exibidos e os aluguéis negociados. Mais que isso: o aplicativo vai disponibilizar outros dois tipos de serviços: os essenciais (encanador, eletricista etc.), que serão bancados pelos proprietários, e os extras (manicure, barman, cozinheiro etc.), cuja contratação ficará a critério do cliente. “Desta forma, ainda ajudaremos à economia da comunidade do entono”, acrescenta Raquel.
Para a empreendedora que começou reformando a garagem para obter uma renda extra, o céu agora é o limite. Que 2023 venha com muitas novidades! “Já estou de malas prontas para conquistar as cidades de Aveiro, Porto, Lisboa, Villa do Conde e Viana do Castelo com a startup estruturada, sócio, investidores e equipe para fazer história no Brasil e na Europa”, diz, empolgada.
*Com informações do Movimento Econômico (www.movimentoeconomico.com.br)
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