No final dos anos 1980, o empresário Wilson Gonçalves Lacet, que tinha acabado de inaugurar o Hotel Campestre de Aldeia (km 13), resolveu adquirir também a área contígua à da sua propriedade. Apesar de muito acidentado, com quase nenhuma área plana, no terreno de seis hectares passava um córrego do Rio da Mina, o que deixou o empresário encantado. Sem conhecimento, e achando que estava ajudando, ele autorizou que vizinhos plantassem capim na área próxima ao rio para alimentar animais. O resultado foi que eles retiraram toda a vegetação próxima à nascente e a degradação foi grande. Agora, depois de um trabalho de cinco anos, a área finalmente está reflorestada e abriga uma grande diversidade de espécies nativas.
“Quando comecei a fazer trilhas com o pessoal da Trilha Ecoverdejante, vi a possibilidade de a gente usar o espaço para fazer passeios com os hóspedes do hotel. Na época, a bióloga Erika Takata nos aconselhou a começar um trabalho de reflorestamento no local. Em 2017 plantamos mais de 300 mudas em parceria com a Trilha Ecoverdejante, a UltraMega Hospitalar e o Projeto Semear”, conta Valéria Gomes Lacet, filha de Wilson, que hoje está à frente do hotel (foto abaixo).
Segundo Valéria, o reflorestamento foi bastante trabalhoso porque o solo fica muito encharcado no inverno e algumas mudas não se adaptam. “Mas com o esforço dos alunos da Escola Rita Neiva e dos funcionários Sandro, Edson e Antônio, do Hotel Campestre, temos agora uma grande satisfação em ver que valeu a pena. Quando a gente vê uma foto de 2017 e a de agora é muito gratificante!”, alegra-se.
Já Erika Takata, que deu a ideia e se prontificou a coordenar o reflorestamento, “é emocionante ver o resultado de todo aquele esforço e poder mostrar para as crianças que para cuidar do nosso planeta basta ter perseverança e pessoas engajadas com o mesmo propósito”. E acrescenta: “Quem não conhece, pode até achar que é fácil, mas é muito difícil trabalhar com reflorestamento, além de ser uma grande responsabilidade”.
Quem quiser fazer trilha para conhecer a área reflorestada, basta entrar em contato com o Hotel Campestre (9 9974-2429) ou com a Trilha Ecoverdejante (9 8688-9168) e agendar um passeio guiado.
Fotos: Acervo Erika Takata
Cadastre-se para receber nossa newsletter.