O Fórum Socioambiental de Aldeia, organização da sociedade civil, apartidária, que discute assuntos da comunidade de Aldeia, encaminhou uma petição ao Ministério Público Estadual pedindo que seja proibida a realização do festival Guaiamum Treloso Rural na região por considerar que o evento causa transtornos tanto aos moradores quanto à fauna do entorno.
A festa, que prevê a participação de 6 mil pessoas – quase todos os ingressos já foram vendidos –, está marcada para o sábado, 20/1, e tem confirmadas atrações de peso como Elza Soares e Nação Zumbi.
Confira o que diz parte do documento:
Ocorre que, embora se tratando de atividade potencialmente poluidora, além de se desenvolver à completa revelia do órgão ambiental estadual – CPRH e ignorando totalmente o Comitê de Grandes Eventos, o local reservado ao evento é totalmente inapropriado para a atividade em foco e não conta com nenhum tipo de tratamento, anteparo ou proteção acústica que, eventualmente, pudessem reduzir os ruídos, sendo as músicas executadas com o emprego de equipamentos de altíssima amplificação do som, de modo contínuo e ininterrupto por várias horas nas proximidades de condomínios residenciais e de Área de Preservação Permanente.
Segundo o presidente do Fórum, Herbert Tejo, “a atribuição de proibir ou permitir a realização de um evento como esse é do poder público, mas, como organização comunitária que tem por finalidade principal atuar na defesa e proteção do meio ambiente, o Fórum tem a obrigação de denunciar às autoridades o que entende como agressões ambientais de toda natureza, inclusive de perturbação do sossego e poluição sonora, além de potenciais agressões à fauna e à flora”.
Por sua parte, o produtor do Guaiamum Treloso Rural, Felipe Cabral, diz: “O bloco tem quase 25 anos de tradição, não seria irresponsável de realizar uma festa desse porte com algum tipo de pendência”. Segundo ele, os ingressos continuam sendo vendidos normalmente e ainda nesta quinta (11) se reunirá com seus advogados para analisar o texto do Fórum e emitir um posicionamento oficial a respeito.
No começo da tarde desta quinta (11), a produção do Guaiamum Treloso Rural soltou uma nota de esclarecimento, confira na íntegra:
A produção do Guaiamum Treloso Rural vem a público informar que a 3 ª edição – 2018 – do evento, marcada para 20 de janeiro, na Fazenda Bem-Te-Vi, em Aldeia, será realizada contando com toda garantia das licenças e autorizações necessárias dos órgãos e autoridades previstos na legislação.
A equipe responsável possui mais de 20 anos de experiência em produções de evento desse tipo e porte não havendo registro de incidentes.
Confiamos em nossa retidão e respeito para com nossos clientes, meio ambiente e legislação, permanecendo sempre à disposição das autoridades, bem como órgãos de justiça e regulação, para qualquer esclarecimento suplementar que se entenda necessário.
Qual sua avaliação? Deixe sua opinião nos comentários!
Cadastre-se para receber nossa newsletter.