Depois de lotar o auditório Ênio Guerra, na Assembleia Legislativa, no último dia 4/11, na audiência pública que discutiu a construção da Estrada Parque em Aldeia, a população local teve uma boa notícia nesta terça-feira: a destinação, pelo deputado estadual Paulo Dutra (PSB), de uma verba parlamentar no valor de R$ 100 mil para ser investida na construção de um trecho da Estrada Parque (Emenda 528/2019, Diário Oficial,13/11/2019). É ainda um valor simbólico, mas mostra que a mobilização da comunidade teve resultado.
Há cerca de dois meses o Fórum Socioambiental de Aldeia vem procurando deputados estaduais e federais para apresentar o projeto de Estrada Parque e solicitar apoio das bancadas. Já estiveram com os moradores de Aldeia os deputados federais Raul Henry, Daniel Coelho e Tadeu Alencar.
Da bancada estadual conheceram o projeto Waldemar Borges, Aluísio Lessa e Paulo Dutra, além dos que compõem a Comissão de Meio Ambiente na Alepe e que participaram da audiência pública. A secretária de Infraestrutura do Estado, Fernanda Batista, e o presidente do DER, Maurício Canuto, também já foram visitados pelo Fórum.
Entusiasmado com o projeto, que torna a PE-27 uma via humanizada, com calçada para pedestres, ciclovia e paisagismo, o deputado Paulo Dutra, que é morador de Aldeia, convocou a audiência pública e conseguiu incluir a emenda transferindo o recurso fundo a fundo ao município de Camaragibe.
“Essa emenda é um apoio para que a Estrada Parque de Aldeia ganhe cada vez mais corpo na PE 27, despertando ainda mais o interesse do executivo municipal, dos empresários e moradores da região para os benefícios que o projeto pode proporcionar aos munícipes de Camaragibe”, disse o deputado.
De acordo com o projeto, elaborado pelo arquiteto César Barros sob encomenda do Fórum Socioambiental, cada quilômetro custaria em torno de R$ 1 milhão para ser construído.
Cadastre-se para receber nossa newsletter.