Hoje a comunidade do Oitenta, no km 5,5 da Estrada de Aldeia, acordou tomando sustos. O “clube” Retrô alugou suas instalações para a realização de uma “copa” de futebol, em uma operação “caça-níqueis”. O caos se instalou!
Em um curto resumo, vimos centenas de pessoas e carros, além de muitos ônibus invadindo o bairro, que não tem qualquer estrutura para tal.
A via principal, conhecida como Estrada do Oitenta, foi tomada por um mar de carros e ônibus que logo obstruíram o trânsito e as calçadas. Moradores não podiam sair de casa, ou retornar. Vias laterais viraram estacionamento. Cerca de 1,5 quilômetro de carros estacionados em linha reta. Afora as ruas laterais!
Longas filas de pessoas circulavam na estrada, saídas de ônibus, aumentando o tumulto. A vila de casas, parte do Oitenta, ficou ilhada pela bagunça do Retrô.
Dezenas e dezenas de crianças e adolescentes, sem máscaras, sem distanciamento, circulando entre adultos, também sem os cuidados com a pandemia.
Desde cedo os moradores se revoltaram e pelas redes sociais se montou uma corrente de solidariedade. Denúncias ao Ministério Público e ao Copom da Polícia Militar, além da prefeitura municipal.
Soubemos que a prefeitura de Camaragibe teve conhecimento na noite anterior, mas nada fez, além de convocar uma reunião com secretários e o clube. Nada de chamar pessoas da comunidade.
O resultado não podia ser diferente: as “providências” foram arrumar a bagunça do Retrô. Guardas de trânsito, estacionamentos e outras medidas ao largo das leis e do decreto da própria prefeita, que proibia aglomerações com mais de 50 pessoas!
Sim, a prefeita desrespeitou o próprio decreto! Pior que há outro decreto, do governo estadual, com o mesmo teor do municipal.
Importante repetir: uma grande quantidade de crianças e adolescentes fardados de times de futebol circulando sem máscaras no público. Atitudes absurdas contra os jovens.
A prefeitura de Camaragibe ora se omitiu e ora apoiou os absurdos organizando a bagunça feita pelo Retrô. Um clima de conivência com as ilegalidades.Ao que sabemos o Retrô no Oitenta é centro de treinamento. E só. Nada de disputas de futebol – isto foi afirmado por seu representante em reunião do Fórum de Aldeia.
Nossa comunidade cobra da prefeitura que a licença de funcionamento seja restrita a esta atividade. E que cumpra sua obrigação de fiscalizar.
E ao governo estadual cobramos que fiscalize o decreto da pandemia, mas não só. Há muitas evidências de transgressões na legislação ambiental pelo Retrô, como, por exemplo, desmatamento dentro da APA de Aldeia.
Quanto ao Ministério Público, há que fiscalizar, além do já denunciado, as constantes violações como o uso de fogos com explosões, ruídos de sons muito altos e poluição ambiental com lixo de grupos que visitam as instalações desta empresa transgressora.
Só no meio da tarde as autoridades estaduais interditaram o Retrô e proibiram as atividades.
Vamos lembrar: o Oitenta faz parte da APA Aldeia-Beberibe. Protegida por leis, normas e práticas definidas.
Quem quer fazer diferente, procure outro lugar. Aqui vamos denunciar todos os gestores públicos que fugirem da lei.
Paulo Resende é morador do Oitenta, em Aldeia
Cadastre-se para receber nossa newsletter.