Não são animais, vegetais nem minerais. Os cogumelos são seres do Reino Fungi, tão exóticos quanto interessantes e surpreendentes. A antropóloga aldeiense Vânia Fialho, que passou a vida pesquisando o comportamento dos seres humanos, descobriu uma nova paixão e um hobby para preencher sua aposentadoria: fotografar cogumelos.
Desde que morou em Milão, em 2010, Vânia já gostava de provar a enorme diversidade de cogumelos que encontrava nos mercados. Mas foi mais tarde, em 2017, enquanto contemplava o Caminho de Santiago de Compostela, que despertou para o universo particular dos fungos. Quanto mais dava atenção aos pequenos seres escondidos (ou não) na natureza, mais deles encontrava e se encantava. E começou a fotografá-los.
“A partir dali comecei a pensar nos cogumelos sob um novo prisma. Passei a ler sobre eles e a procurá-los em toda parte”, conta Vânia. “Virei a louca do cogumelo. Onde chego, procuro por eles”, diverte-se. Ela conta que temos muito a aprender com esses seres. Diferentemente de outras espécies da natureza, dominadoras e competitivas, os fungos são espécies parceiras, ou seja, ajudam as outras espécies, por exemplo, ao decompor matéria orgânica e enriquecer o solo para as plantas se desenvolverem.
A primeira coisa que fez ao se aposentar, no ano passado, foi se matricular num curso de fotografia. Ao final do curso, como trabalho de conclusão, Vânia escolheu fazer um ensaio fotográfico com os cogumelos que encontrou no seu sítio em Aldeia. “Apesar de ter trabalhado com antropologia, sempre achei que fotografar gente era uma coisa muito invasiva. Então tive a ideia de fotografar os cogumelos e desde então sou capaz de passar horas observando e fotografando esses seres maravilhosos”, diz.
Hoje, além de “caçar” fungos para fotografar, alimentar dois perfis no instagram com as imagens e participar de vários grupos virtuais que tratam do tema, Vânia gosta de utilizar cogumelos na culinária. Mas adverte: “A maioria dos cogumelos que encontramos na natureza são venenosos. Para comer devemos procurar os que são produzidos com essa finalidade. Eu, por exemplo, compro cogumelos de produtores daqui de Aldeia e eles nos fornecem uma grande variedade de pratos e compotas deliciosos e saudáveis”, ensina.
Conheça mais das fotos de Vânia:
Cadastre-se para receber nossa newsletter.