Uma cadela de quatro anos nascida em Aldeia ganhou, na semana passada, o título de “Melhor cão de crista chinês do mundo”, no World Dog Show 2022, campeonato da Federação Internacional de Cinofilia, ocorrido em São Paulo. Mais: China Girl ganhou também o terceiro lugar no grupo 9, que é o grupo dos cães de companhia, do qual faziam parte 580 cães entre poodle, pug, lhasa apso, shih tzu, buldogue francês, chihuahua, papillon, cavalier e cão de crista chinês.
O casal Camila Carvalho e Sérgio Pinho Alves, criadores de cães de crista chinês e cinófilos desde 2013, ainda mal podem acreditar no que aconteceu. “Sempre assistíamos às competições, os campeões mundiais maravilhosos, a maneira como os handlers apresentavam os cães e a gente sonhava, mas também ficávamos frustrados porque a gente ficava na torcida pelo campeão da raça se classificar no grupo e isso nunca acontecia. E aí esse ano acontece e logo com quem? Com a gente! Vai demorar para a ficha cair e a gente ter a dimensão do que a gente conseguiu!”, conta Sérgio.
Na rodada nacional, em comemoração aos cem anos da cinofilia brasileira, China Girl foi a vencedora, passando a ser a campeã nacional do centenário. Na disputa dos cães de mesma raça, em que conquistou o título mundial, 38 disputaram pelos cães de crista chinês, sendo seis da Rússia, dois dos Estados Unidos, um da Costa Rica e os demais do Brasil. Um dos norte-americanos era o campeão da raça na Westminster deste ano, que é a maior competição da cinofilia dos Estados Unidos.
A Exposição Mundial de Cinofilia aconteceu entre 8 e 11 de dezembro no Expo Center Norte, em São Paulo, e teve a participação de mais de 4 mil inscritos. Segundo Sérgio Pinho Alves, vencer a competição valoriza o plantel, o mundo todo fica de olho nos cães que ganham. “De sábado pra cá o que mais tive foi proposta de pessoas querendo comprar minha cadela, querendo um filhote dela no futuro. E o mais legal é que os colegas que participam dos grupos de cinófilos nas redes sociais, que nunca têm uma opinião consensual sobre os resultados, têm sido unânimes em dizer que nossa China Girl estava maravilhosa e que ela quebrou uma barreira ao se classificar no grupo 9, por trazer visibilidade para uma raça que não é tão popular e que às vezes não recebe a mesma atenção nos julgamentos. Isso não tem preço, não tem tamanho, não tem como explicar o que a gente está sentindo”, diz, orgulhoso.
Outro cão de crista chinês do casal aldeiense, Fio Maravilha, filhote de sete meses, foi o campeão mundial na categoria Filhotes, o que na nomenclatura da Federação Internacional de Cinofilia é “Jovem Promessa Mundial”. Um animalzinho que, certamente, terá um futuro brilhante!
Leia também: Conheça Alba, a cadelinha celebridade de Aldeia
Veja mais fotos no perfil @argoslegacy no instagram.
Cadastre-se para receber nossa newsletter.